alexametrics
Conectando

    Sua insônia pode ser causada pela falta de uma proteína nos seus músculos

    A insônia está associada a outros problemas, como risco de obesidade, depressão, ataques cardíaco e derrame.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Um estudo recente descobriu que os músculos podem ser os principais responsáveis pela qualidade do sono. Feito no Centro Médico Southwestern Home, da Universidade do Texas, ele revelou que a falta de uma proteína na composição muscular pode estar associada à insônia. O novo achado desafia a crença de que é o cérebro que controla todos os aspectos do sono.

    Em testes feitos com roedores, os cientistas descobriram que aqueles com altos níveis da proteína BMAL1 nos músculos se recuperavam da privação de sono mais rapidamente. Sem a proteína, os ratos tinham o sono interrompido e dificuldade de recuperação.

    A descoberta pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para pessoas que sofrem com distúrbios do sono.

    Pesquisas anteriores haviam sugerido que o organismo é regido por um “relógio principal” que controla o ritmo circadiano – que, por sua vez, determina um padrão de sono. Esse relógio consiste em um grupo de células nervosas do cérebro.

    Com o novo estudo, os especialistas acreditam que é a presença da proteína BMAL1 que regula a duração e a qualidade do sono. A diferença de níveis da proteína nos músculos teria mais impacto no sono do que a presença ou a ausência da proteína no cérebro.

    Os ratos são biologicamente similares aos humanos. Mas, mesmo assim, mais estudos precisam ser feitos para avaliar os resultados com maior precisão.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.