Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Técnica permite que animal estéril tenha filho, estudo foi desenvolvido por pesquisadores japoneses e ingleses

A descoberta aconteceu durante uma Reprogramação celular . A pesquisa, que foi feita com roedores, ainda eliminou cromossomo extra, que produz infertilidade e condições como a síndrome de Down.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Técnica permite que animal estéril tenha filho, estudo foi desenvolvido por pesquisadores japoneses e ingleses"

Publicada em  

Estudo feito por pesquisadores japoneses e ingleses permite que animal estéril tenha filho. A descoberta aconteceu durante uma Reprogramação celular. A pesquisa, que foi feita com roedores, ainda eliminou cromossomo extra que produz infertilidade e condições como a síndrome de Down.

O resultado do trabalho, publicado na revista Science, foi inesperado e aconteceu no momento em que os cientistas tentavam gerar espermatozoides de laboratório pela primeira vez.

Eles conseguiram eliminar dois defeitos genéticos, por causa de uma cópia extra de cromossomos sexuais.


No estudo, os pesquisadores coletaram células da pele de camundongos estéreis e aplicaram um coquetel de proteínas criado por um renomado cientista japonês.

Os pesquisadores não conseguiram criar espermatozoides de laboratório, e sim, observaram que, durante o processo de reprogramação, o cromossomo extra desaparecia em parte das células.

Ao injetar essas células reprogramadas nos testículos de camundongos que não podiam ter filhotes, geraram espermatozoides que, enxertados em óvulos de fêmeas, originaram filhos saudáveis.


Esse método, também, elimina o cromossomo extra de células de homens com síndrome de Klinefelter. Em outro teste, pesquisadores provaram que essa técnica pode corrigir a trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a síndrome de Down .


Em humanos, se fosse aplicável, poderia permitir o desenvolvimento de técnicas de reprodução assistida para que os homens com trissomia nos cromossomos sexuais, pudessem ter filhos. No entanto, isso ainda não é possível. Pois, quando o teste foi realizado nos ratos, na tentativa de originar espermatozoides , alguns desenvolveram tumores, ao terem as células enxertadas nos testículos- no momento de amadurecimento.

Cientistas necessitam descobrir uma solução para esse problema, antes de que seja cogitada a implementação clínica desses tratamentos.


Outra opção é desenvolver espermatozoides de laboratório a partir de células da pele de um homem estéril, o que para especialistas é bem desafiador e complexo.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

A 35º edição da CASACOR São Paulo celebrou a exposição deste ano com o tema “Infinito Particular”. Uma mostra que trouxe diversas tendências do mundo do design, e inovou diversos cômodos. Aqui falaremos um pouco dessas novidades, além de explorar o que esteve em alta nas exibições que aconteceram no Peru, Bolívia e a que vem por aí, em Brasília.

As propostas definitivamente irão te inspirar a valorizar os ambientes da casa de forma moderna e ao passo que mostra as singularidades da moda contemporânea.

A CASACOR possui edições em alguns países da America Latina, como também ao redor do Brasil inteiro. Em Brasília, a exposição acontece agora nos meses de setembro e outubro, já na Bolívia e Peru, 17 de maio e 25 de junho, e 24 de maio e 3 de julho, respectivamente.

Na Bolívia, os irmãos Ana Villagómez e Moisés Villagómez criaram o Loft Refugio Natural, espaço de cem metros² em que a arquitetura e o paisagismo se misturaram de maneira harmônica. A casa recebeu 35 ambientes, projetados por 55 profissionais.

“Usamos muitos materiais nobres, como pedra, revestimento de barro e madeira, e procuramos criar uma conexão entre o ser humano e a natureza”, explicou a paisagista e arquiteta.

Para os ambientes dessa amostra, a aposta é em tons terrosos, couro e elementos em preto que destoam das outras cores do cômodo. Os tons de marrom com a mescla de material estão populares pois dão uma sensação nostálgica e aconchegante ao ambiente. Tons quentes são sempre uma boa pedida para dar um ar de familiaridade ao ambiente.

Já em relação aos móveis em preto, a cor proporciona à sala um refinamento e modernidade. O contraste, nesse caso, é sempre uma boa escolha, principalmente com o resto das peças em dourado e laranja, como exemplifica a decoração da mostra na Bolívia.

No Peru, a mostra contou com a participação de mais de 60 profissionais, entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers. Nessa exposição se destacaram detalhes arredondados e luminárias inusitadas. Móveis com a ausência de quinas estão presentes em luminárias, nas mesas de centro, nos pufes, nos quadros, nos espelhos, nos tapetes e até no encosto das cadeiras da mesa de jantar.

Para a escolha da iluminação, os arquitetos saíram da caixa, escolhendo peças com formatos criativos. Além disso, complementam com cores e estruturas diferentes.

Já a CASACOR Brasília de 2022, celebrará 30 anos em Brasília. A edição comemorativa acontecerá de 3 de setembro a 30 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha, no coração da cidade. Ao todo, serão 50 ambientes, todos inspirados no tema Infinito Particular, assim como a edição de São Paulo.

CASACOR São Paulo 2022

Você ainda pode apreciar a mostra para se inspirar e ficar por dentro das tendencias de decoração e design de interiores.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tecnica permite que animal …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.