Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tomar certo medicamento pode aumentar o risco de aborto espontâneo, aponta estudo

Anti-inflamatórios não esteroides interferem em composto químico importante para a implantação de um novo embrião no útero

Larissa Valença

25/06/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tomar certo medicamento pode aumentar o risco de aborto espontâneo, aponta estudo"

Segundo estudo, usar remédios, como o Ibuprofeno, no período da concepção pode aumentar significativamente o risco de aborto espontâneo nas primeiras oito semanas de gravidez.

A pesquisa, que foi publicada em the American Journal of Obstetrics & Gynecology, encontrou evidências de que anti-inflamatórios não esteroides, como o Ibuprofeno, interferem nas prostaglandinas, moléculas semelhantes aos hormônios, que são cruciais para a implantação de um novo embrião no útero.


Essa categoria de medicamentos foi inventada para reduzir a inflamação. Mas, segundo um dos autores do trabalho, um dos efeitos desse tipo de remédio é inibir a produção de prostaglandinas. Apesar de que a comunidade científica ainda não sabe muitos detalhes sobre relação.

Segundo esses pesquisadores, uma quantidade suficiente de prostaglandina precisa estar presente para o sucesso da implantação do embrião. Portanto, usar esse tipo de droga por volta do período da concepção pode dificultar o processo e resultar em uma Interrupção involuntária da gravidez.


Alguns fatores que podem levar ao aborto espontâneo são: idade, ingestão de cafeína, fumar durante a gestação, por exemplo. Além disso, os estudiosos apontaram, que no geral, mulheres que tomaram tal categoria de remédio tiveram 59% mais riscos de ter aborto espontâneo do que aquelas que não ingeriram as pílulas.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.