Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tracy Chapman: longe dos palcos, continua fazendo história

A artista, que hoje completa 60 anos, mantém-se fiel ao seu ritmo e permanece quebrando barreiras com a sua música

Placeholder - loading - Imagem/Distribuição
Imagem/Distribuição

Publicada em  

Em uma era na qual as pessoas tendem a fazer o necessário para emplacar o sucesso na música - usar-se de modismos passageiros, fórmulas repetitivas, reduzir o tamanho para encaixarem nos algoritmos -, Tracy Chapman surge como uma artista singular, fiel à sua própria voz e ritmo. Desde o início de sua carreira, nos anos 80, a cantora e compositora americana se recusa a seguir as tendências, optando por um estilo único que combina folk, soul e blues com letras poéticas e engajadas.

São inúmeros os rankings em que Chapman se encontra. Seus hits renderam quatro Grammys à cantora, porém, foi quando ela chegou ao topo da parada country americana, Billboard Country Airplay, que ela fez ainda mais história, em 2023. Tracy Chapman tornou-se a primeira mulher negra creditada como única compositora a ter um hit country na primeira posição de uma lista country. A conquista se torna ainda mais significativa em um estilo musical com pouca representatividade negra. 35 anos após o lançamento original da música, Chapman demonstra que a arte não conhece barreiras.

Compositora talentosa, Chapman valoriza a simplicidade e a beleza das melodias acústicas, utilizando seu violão como principal instrumento. Sua voz suave e expressiva complementa as letras profundas, criando uma atmosfera intimista e envolvente.

Ao longo de sua carreira, Chapman conquistou reconhecimento e aclamação da crítica, vendendo milhões de álbuns. Apesar do sucesso, ela se mantém fiel à sua essência, recusando-se a se render às pressões da indústria musical.

Em um cenário onde a música muitas vezes se torna descartável, Tracy Chapman é um exemplo de artista que valoriza a qualidade e a atemporalidade. Recentemente, ela fez uma aparição no Grammy Awards, no dia 4 de fevereiro, ao subir ao palco da cerimônia para cantar Fast Car, um de seus sucessos mais marcantes. A artista se apresentou ao lado de Luke Combs, cantor indicado à categoria de Melhor Performance Country Solo por um cover da música.

Enquanto Chapman se apresentava, era possível ver diversos grandes artistas da nova geração, como Taylor Swift, em pé. Ao final, a artista foi ovacionada pelos presentes. Desde 2012, suas aparições têm sido raras: em 2012, no Kennedy Center Honors ao lado da lenda do blues Buddy Guy; nos últimos programas de David Letterman em 2015, cantando “Stand by Me”; e na véspera da eleição presidencial em 2020, no “Late Night With Seth Meyers”, cantando “Talkin’ Bout a Revolution” de seu álbum de estreia, com a mensagem "vote" ao final da canção.

Tracy Chapman é uma artista singular que representa uma importante voz na música contemporânea. Sua postura autêntica e independente a coloca como um exemplo a ser seguido por artistas que desejam criar música com significado e impacto duradouro.


Veja também:

A NOITE EM QUE ERIC CLAPTON VENCEU 6 GRAMMYS E ENTROU PARA A HISTÓRIA

COMO 'THE FAME' DE LADY GAGA MUDOU O RUMO DA INDÚSTRIA DO POP



Imagem de conteúdo da notícia "Tracy Chapman: longe dos palcos, continua fazendo história" #1
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tracy chapman longe dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.