Vírus transmitido por borrachudo pode chegar ao meio urbano
O alerta foi divulgado pela FAPESP
Publicada em
Especialistas cogitam que vírus oropouche transmitido por borrachudo pode chegar às grandes cidades. O vírus pode causar febre alta, meningite e meningocefalite. De acordo com a agência FAPESP, o anúncio foi feito durante palestra sobre vírus emergentes na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre até este final de semana na Universidade Federal de Minas Gerais.
América do Sul
O vírus, que se adaptou ao ambiente urbano, é transmitido por um mosquito, comum nas Américas do Sul, Central e Caribe.
Países como o Peru e o Caribe relataram casos da febre oropouche. Já no Brasil, pesquisadores de um departamento da USP de Ribeirão Preto, em 2002, detectaram mais de 100 casos de pessoas infectadas em Manaus.
O vírus foi isolado em animais no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e em Goiás. Nesses locais anticorpos neutralizantes, que ativa o sistema imunológico para combater o oropouche, foram detectados.
Sintomas e doenças
Pacientes relataram que os sintomas típicos da infecção são similares aos da dengue, como febre alta, dores articulares, de cabeça e atrás dos olhos. No início, os pacientes, que estavam infectados com a doença, foram diagnosticados com dengue. Além disso, alguns deles tiveram infecção no sistema nervoso central.
Os pesquisadores observaram que algumas doenças de base ou imunodepressão; como neurocisticercose, infecção do sistema nervoso central pela larva da tênia e aids podem ser facilitadoras para que o vírus chegue ao sistema nervoso central.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO