Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Você está ouvindo bots? Pesquisa mostra que música com IA é praticamente imperceptível

Você está ouvindo bots? Pesquisa mostra que música com IA é praticamente imperceptível

Reuters

12/11/2025

Placeholder - loading - Foto ilustrativa de notas musicais em partitura  4/4/2018    REUTERS/Thomas White
Foto ilustrativa de notas musicais em partitura 4/4/2018 REUTERS/Thomas White

Atualizada em  12/11/2025

Por Jaspreet Singh

(Reuters) - Um número surpreendente de 97% dos ouvintes não consegue distinguir entre músicas geradas por inteligência artificial e músicas compostas por humanos, mostrou uma pesquisa Deezer-Ipsos na quarta-feira, ressaltando as preocupações crescentes de que a IA pode mudar a forma como a música é criada, consumida e monetizada.

As revelações da pesquisa, para a qual a Ipsos entrevistou 9.000 participantes em oito países, incluindo EUA, Reino Unido e França, destacam as crescentes questões éticas na indústria da música, já que as ferramentas de IA capazes de gerar músicas levantam preocupações com direitos autorais e ameaçam os meios de subsistência dos artistas.

Também mostrou que a maioria dos ouvintes deseja uma rotulagem clara das músicas geradas por IA, informou a plataforma de streaming de música Deezer.

O estudo revelou que 73% dos entrevistados apoiaram a divulgação quando faixas geradas por IA são recomendadas, 45% buscaram opções de filtragem e 40% disseram que ignorariam totalmente as músicas geradas por IA. Cerca de 71% expressaram surpresa com sua incapacidade de distinguir entre faixas criadas por humanos e sintéticas.

A Deezer, que tem 9,7 milhões de assinantes, viu os envios diários de músicas geradas por IA aumentarem para mais de 50.000 -- cerca de um terço do total de uploads, um aumento acentuado em relação aos 18% de abril. A empresa introduziu a marcação e excluiu as faixas produzidas por IA das listas de reprodução editoriais e das recomendações algorítmicas para promover a transparência.

'Acreditamos firmemente que a criatividade é gerada por seres humanos, e eles devem ser protegidos', disse o presidente-executivo da Deezer, Alexis Lanternier, à Reuters, pedindo transparência.

Lanternier observou a complexidade da implementação de estruturas de pagamento diferenciadas para música com IA, afirmando que uma 'mudança maciça' nas políticas de remuneração continua sendo um desafio. A Deezer também começou a excluir os streams falsos dos pagamentos de royalties.

A questão ganhou atenção neste ano, quando a banda de IA 'The Velvet Sundown' atraiu um milhão de ouvintes mensais do Spotify antes que suas origens sintéticas fossem expostas.

As atitudes dos consumidores em relação à IA na mídia permanecem mistas. Uma pesquisa realizada em maio pela Luminate revelou que a maioria do público dos EUA era indiferente ou aceitava o uso de IA em tarefas cinematográficas, como efeitos visuais, mas era cética em relação a roteiros escritos por IA ou atores sintéticos.

(Reportagem de Jaspreet Singh, em Bengaluru, e Leo Marchandon, em Gdansk)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.