Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

16 anos sem Ray Charles

Lenda da música marcou todos os gêneros

Placeholder - loading - Ray Charles – Photoshoot/Divulgação
Ray Charles – Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Hoje completam 16 anos da morte de um dos maiores ícones da música, Ray Charles. O cantor deixou sua marca insubstituível por todos os gêneros musicais em que performou, além de ser reconhecido como uma das figuras mais inspiradoras da história por ter superado conflitos durante sua vida inteira. Conheça um pouco mais da carreira do astro.

Veja também: Ray Charles é o artista da semana!

Ray Charles Robinson nasceu no dia 23 de setembro de 1930, em Albany, localizada no estado da Georgia. O cantor teve uma infância extremamente conturbada, devido a situação precária que sua família estava inserida. Sua mãe, Aretha Williams, cuidava da família e trabalhava na área rural, enquanto seu pai, Bailey Robinson, era reparador de ferrovia e mecânico. Ainda bebê, Charles mudou da Georgia para Greenville, Flórida. A tragédia na vida de Ray começou muito cedo: aos 7 anos, supostamente devido a um glaucoma gerado por uma infecção provocada por água com sabão nos olhos, o cantor perdeu a visão, o que levou-o a frequentar a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho. Enquanto estava lá, o artista perdeu a mãe, e após dois anos, o pai.

Na escola especial, o músico aprendeu a escrever e tocar diversos instrumentos, mas o melhor e mais importante em sua vida foi o piano, que acompanhou Charles durante toda sua carreira. O cantor começou no gênero gospel, tocando piano e cantando, mas logo após ter sido influenciado por Nat King Cole, um dos grandes artistas da época, trocou o gospel pelo rock and roll, estourando com Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard.

Ray coleciona um amontoado de hits impressionantes, não só pela composição, mas pelas letras inspiradas e a mensagem que elas carregavam, destaque para “Hit the Road Jack”, “Georgia On My Mind”, “I Can’t Stop Loving You” e “What’d I Say”. Críticos apontavam a versatilidade do cantor ao abordar, não só um gênero, mas diversos em suas produções, utilizando o piano como uma ferramenta tão poderosa quanto a guitarra. Em 2004 foi lançado o filme “Ray”, protagonizado por Jamie Foxx, que conta a história do cantor a partir de sua saída da Florida e partindo para Seattle, caminhando até o estrelato. O filme foi lançado em 12 de setembro do ano, dois dias depois de completar 3 meses do falecimento do cantor, arrecadando dois prêmios Oscar e mais quatro indicações principais.

No dia 10 de junho de 2004, Ray faleceu em sua casa na Califórnia, rodeado por amigos e familiares, após combater uma doença hepática aguda. O funeral do artista foi considerado um dos eventos mais emblemáticos da música, pois contava com astros atemporais como Stevie Wonder, B.B. King, Glen Campbell, Wynton Marsalis e outros. O cantor deixou seu emblema estampado na história da música internacional, uma lenda imortal que reside em cada nota de piano e a inspiração para acreditar sempre no potencial de cada um.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 16 anos sem ray charles

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.