Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

80 anos de Gloria Gaynor: Uma das maiores divas da Era Disco

Saiba mais sobre o sucesso que mudou sua carreira, “I Will Survive”

Placeholder - loading - 80 anos de Gloria Gaynor: Uma das maiores divas da Era Disco.Divulgação
80 anos de Gloria Gaynor: Uma das maiores divas da Era Disco.Divulgação

Publicada em  

Gloria Gaynor é uma das maiores artistas da Era Disco. Durante a década de 1970, ela teve alguns momentos memoráveis, como sua versão de sucesso, em 1974, da música "Never Can Say Goodbye" do Jackson 5. Foi nessa época que ela se estabeleceu firmemente como a "Primeira-Dama do Disco", alcançando o nono lugar nas paradas pop e conquistando o primeiro hit genuíno da música disco.

Mas, quando 1978 chegou ao fim, ela alcançou o sucesso nos Estados Unidos com a faixa que viria a ser não apenas sua música de assinatura, mas uma das gravações mais icônicas e inspiradoras de todo o pop: "I Will Survive". Hoje, em homenagem ao seu aniversário de 80 anos, vamos relembrar a história da música que mudou sua vida.

Capa 'I Will Survive'.Divulgação
Toque para aumentar

A música começa com um acorde de piano poderoso, seguido por escalas rápidas, do grave ao agudo e agudo para grave, tornando-a instantaneamente icônica. A voz de Gloria começa timidamente: “First I was afraid/ I was petrified”. À medida que ela ganha força ao contar sua história de sobrevivência, sua voz cresce, reivindicando espaço. O riff de guitarra entra quando Gaynor é forçada a confrontar seu terrível ex, como se isso a impulsionasse a mandá-lo embora e a viver uma vida melhor sem ele.

"I Will Survive", originalmente lado B de uma faixa chamada "Substitute" (uma música gravada anteriormente pelos Righteous Brothers), foi escrita e produzida por Freddie Perren e Dino Fekaris. Eles revelaram que usaram como inspiração para superar seus próprios obstáculos - segundo Fekaris, ele a escreveu depois de ser demitido da Motown Records.

Mas, no final das contas, quando Gloria a interpretou, a música se tornou um símbolo de empoderamento feminino e um farol de esperança e positividade para a comunidade LGBT+. É uma declaração de confiança e determinação pessoal que trouxe encorajamento e crença aos marginalizados e oprimidos, seja politicamente, sexualmente, mentalmente ou fisicamente, de uma geração para a seguinte.

Durante as gravações, Gaynor estava enfrentando seus próprios desafios da época: depois de ser dispensada pela gravadora Polydor, ela caiu do palco durante um show na Europa e ficou paralisada da cintura para baixo. Ela passou por uma cirurgia na coluna e teve que ficar internada no hospital por três meses. Quando Gloria saiu do hospital e começou a gravar novamente, "I Will Survive" tinha uma relevância pessoal profunda, e o sentimento se tornou realidade.

Gaynor disse à NPR: “Eles (Freddie Perren e Dino Fekaris) disseram: 'Achamos que é você quem esperávamos para gravar essa música que escrevemos alguns anos atrás.' Quando li a letra, percebi que o motivo pelo qual eles estavam esperando que eu gravasse aquela música era porque Deus havia dado aquela música a eles para que eles a deixassem de lado, esperando que ele colocasse tudo em ordem para eu me encontrar com ele. eles. E essa música era 'I Will Survive'”.

Desafiando os médicos e usando um aparelho ortopédico que se estendia desde os braços até os quadris, Gaynor foi levada para o estúdio de gravação em uma cadeira de rodas e fez a performance de sua vida. Embora ela tenha dito muitas vezes que sabia desde o início que a música seria um sucesso, ela nunca percebeu que ela se tornaria a música mais emblemática de sua carreira.

Gloria Gaynor.Divulgação
Toque para aumentar

Surpreendentemente, o presidente da gravadora de Gaynor viu pouco potencial na música, embora quase todos parecessem confiantes de que seria um grande sucesso. Em entrevista ao Diário Record de Londres, Gaynor lembrou que ela e seu marido/empresário Linwood Simon levaram o disco para a mundialmente famosa discoteca Studio 54 na cidade de Nova York para angariar apoio para a música. "O DJ adorou, outros DJs aderiram e logo a gravadora não resistiu à demanda do público pela música".
Em pouco tempo, as rádios não paravam de tocar a música e, em fevereiro de 1979, pouco tempo após o lançamento, o single disparou para o número um nas paradas pop, marcando presença na Billboard Hot 100. Antes do final daquele mês, já havia vendido um milhão de cópias, e em 10 de março, o single derrubou "Do You Think I'm Sexy" de Rod Stewart, permanecendo duas semanas no primeiro lugar.

"I Will Survive" também alcançou o topo das paradas britânicas, permanecendo lá por quatro semanas e se tornando o maior sucesso da carreira de Gloria Gaynor. Inúmeras versões ao longo dos anos abraçaram todos os estilos, do Country, com Billie Jo Spears, ao romântico Johnny Mathis e até as divas do Soul, Diana Ross e Aretha Franklin. Este é um hino que fez muito mais do que apenas sobreviver; continua sendo uma das músicas mais solicitadas de todos os tempos e, desde o seu lançamento, já foi gravada em cerca de 20 idiomas. Gloria Gaynor fez história, e hoje celebramos essa trajetória incrível.


Veja também:

TBT: HÁ 39 ANOS, TINA TURNER EMPLACAVA

VIRALIZOU: 'BEAUTIFUL BOY (DARLING BOY)' DE JOHN LENNON É UM SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 80 anos de gloria gaynor uma …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.