Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

A Antena 1 conheceu o Ecobeco!

  • 16/07/2015 16:26
Imagem: A Antena 1 conheceu o Ecobeco!

O arquiteto Rafael Loschiavo, formado pela FAAP, deixou São Paulo para fazer mestrado em sustentabilidade na Universidade Politécnica de Catalunya, na Espanha. Lá, ele pode participar de alguns projetos e conhecer sistemas sustentáveis para agregar às construções.

Em 2010, Rafael voltou para o Brasil e continuou buscando projetos em ecovilas – uma tentativa de integrar o conhecimento da bioconstrução com tecnologias europeias.

No último ano, o arquiteto resolveu montar um showroom nomeado Ecobeco. O projeto do escritório Ecoeficientes fica localizado próximo ao Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo. O centro de exposições conta com diversas técnicas e soluções ecoeficientes que são apresentadas ao público.

Segundo o arquiteto, o espaço pretende exibir “pequenas soluções ecoeficientes que integram na construção para deixá-la de alguma maneira mais produtiva. Então, ela vai gerar eletricidade, vai conseguir captar água, tratar os resíduos, vai gerar alimentos e vai trazer melhor qualidade de ar. Além disso, focamos em produtos e sistemas que não exigem tanto espaço nem tanta obra para integrá-los à construção”. Com o contato, os clientes podem entender melhor cada processo sustentável.

Acervo

A grave crise hídrica enfrentada por São Paulo, uma das maiores da história, aumentou a preocupação e o interesse da população em relação a formas de reuso e economia de água. “Tem ainda a crise da energia, dos alimentos, da poluição, das cidades estarem afastadas da natureza e os habitantes estarem cada vez mais desintegrados. Essas crises estão trazendo cada vez mais pessoas interessadas neste assunto – e, depois que elas sabem que existem coisas para facilitar a vida delas elas, não voltam mais atrás”, afirmou Rafael.

Alguns temas e técnicas que o Ecoeficientes apresenta são: uso de energia solar, telhados verdes, técnicas de bioconstrução, captação da água da chuva e a mais nova horta urbana, criada por Rafael e mais dois sócios. Essa última novidade permite o cultivo de frutas, verduras e legumes em casa – instaladas em varandas ou em lajes.

A horta, nomeada Growbed, é encontrada em três tamanhos: pequena, média e grande. Com materiais de longa durabilidade, a tecnologia tem uma montagem totalmente sem ferramentas. Além disso, é possível montá-la e desmontá-la diversas vezes, sem necessidade de um processo de construção ou “quebra-quebra”.

Para Rafael, ter uma horta em casa traz infinitas importâncias e vantagens. “Vai desde a parte de alimentos orgânicos até o espaço de convívio. Estamos vendo os males que estão sendo causados pelo uso de agrotóxicos – e, cada vez mais, o alimento orgânico está ficando caro. Essa é uma máquina de alimentos, na sua casa, que consegue produzir uma comida mais saudável. Além disso, esses espaços de convívio faltam muito nas cidades. Então, quando você integra uma horta a um condomínio, a um bairro, uma escola, está criando um espaço para que as pessoas interajam entre elas e respeitem mais o meio ambiente.”

A equipe da Antena 1 visitou o Ecobeco para conhecer as técnicas e conversar com Rafael. Assista ao vídeo da entrevista e saiba mais sobre as maneiras de encontrar bem estar na vida urbana!