Antena 1 - Home

Adoçante não ajuda a perder peso, aponta estudo

  • 18/07/2017 16:43
Imagem: Adoçante não ajuda a perder peso, aponta estudo

 


Segundo pesquisadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, uso frequente de adoçantes compostos por sucralose, aspartame e glicosídeo de esteviol (Stevia) não ajuda a emagracer e sim pode levar a um maior risco de obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. 

Para realizar o levantamento, os estudiosos avaliaram trabalhos que envolveram a observação de 400.000 participantes em um período de dez anos. A pesquisa já tinha sido realizada previamente.


O estudo avaliou pessoas que realizavam dietas e utilizavam adoçantes, na tentativa de cortar o açúcar. Em um semestre, somente alguns emagreceram.

Foram realizadas mais observações que indicaram que consumidores regulares de adoçantes, ou seja, aqueles que ingerem uma ou mais bebidas açucaradas artificialmente por dia , estariam mais suscetíveis a terem certos problemas de saúde.

 

Os pesquisadores não encontraram um motivo específico pelo qual adoçantes artificiais poderiam ser prejudiciais. No entanto, alimentos processados, normalmente, possuem adoçantes artificiais na composição. E segundo cientistas, o consumo excessivo desse tipo de comida pode ter sido um dos responsáveis pelo resultado.

 

De acordo com a ciência, adoçantes, também, podem afetar o conjunto de bactérias que mantém a saúde do intestino e ajuda na absorção de nutrientes. Além disso, ao consumir em demasia produtos que tenham adoçantes como ingrediente  pode estimular o apetite.

Contraponto

Para o órgão americano que representa esse setor da indústria,  o Conselho de Controle Calórico,  a maioria das pesquisas não confirma as novas descobertas. A organização ressaltou que  para a perda de peso é necessário levar em conta aspectos inerentes ao estilo de vida.