Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Âncoras fiscal e monetária devem trabalhar juntas e mudar meta não é ideal, diz Campos Neto

Placeholder - loading - Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto 09/11/2023 REUTERS/Brendan McDermid
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto 09/11/2023 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira ser necessário que as âncoras fiscal e monetária trabalhem juntas e que o ideal é não mudar a meta fiscal, sendo que quaisquer alterações em caso de 'desvios' precisam ser bem comunicadas.

O governo divulgou nesta segunda-feira o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, que será encaminhado ao Congresso Nacional, prevendo meta de resultado fiscal zero para o ano que vem. A expectativa anterior era de o governo fixar uma meta de superávit primário para 2025.

A mudança adia a trajetória de estabilização da dívida inicialmente planejada quando o novo marco fiscal foi introduzido, no ano passado.

Em um evento promovido pelo Council on Foreign Relations, Campos Neto destacou que o mercado tem um número muito pior para o resultado fiscal do que o governo.

'Sempre que há uma mudança no governo, isso torna a âncora fiscal menos transparente ou menos crível... Assim, o custo da política monetária se torna mais alto', disse Campos Neto.

'O ideal é não mudar as metas', acrescentou.

O aumento da dívida global será uma grande preocupação, disse Campos Neto, destacando que a política fiscal mundial está se tornando muito menos coordenada com a política monetária.

Questionado sobre a proposta de usar a renda de ativos russos congelados para pagar pela reconstrução da Ucrânia, ele disse que 'o risco moral que pode ser criado por isso excede em muito os benefícios'.

'As pessoas precisam entender que todo o sistema é baseado na confiança de que, uma vez que você acumula reservas e as investe no exterior, você pode obter seu dinheiro quando precisar', disse ele.

'Como uma autoridade de banco central que tem reservas investidas em diferentes lugares, eu me preocupo que essa confiança possa ser quebrada.'

(Reportagem de Fabricio de Castro e Marcela Ayres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ancoras fiscal e monetaria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.