Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após mudança, novo dia de Natal na Ucrânia une família católico-ortodoxa

Placeholder - loading - A católica Lesia Shestakova e o ortodoxo Oleksandr Shestakov, que se preparam para celebrar o Natal juntos no mesmo dia pela primeira vez, falam aos jornalistas da Reuters em sua casa, em meio ao ataq
A católica Lesia Shestakova e o ortodoxo Oleksandr Shestakov, que se preparam para celebrar o Natal juntos no mesmo dia pela primeira vez, falam aos jornalistas da Reuters em sua casa, em meio ao ataq

Publicada em  

Por Margaryta Chornokondratenko e Yurii Kovalenko

Kiev (Reuters) - O casal ucraniano Lesia Shestakova, católica, e Oleksandr Shestakov, um fiel ortodoxo, irão celebrar juntos o Natal pela primeira vez no dia 25 de dezembro.

A Ucrânia, assim como a Rússia, celebrava oficialmente o Natal Ortodoxo em 7 de janeiro, de acordo com o calendário juliano, até que Kiev aprovou uma lei no início deste ano mudando a data para 25 de dezembro, se alinhando a outros países da Europa Ocidental.

A troca de data faz parte de uma mudança cultural que está apagando vestígios da influência russa no país, à medida em que a Ucrânia combate a invasão iniciada há quase dois anos por Moscou.

Lesia, Oleksandr e dois dos seus filhos costumavam celebrar o Natal duas vezes: primeiro com os pais de Lesia em dezembro, e depois com os pais de Oleksandr em janeiro.

'Há finalmente um dia na Ucrânia que meu marido e eu podemos passar juntos na catedral e agradecer a Deus por estarmos juntos, vivos e com boa saúde', disse Lesia à Reuters neste domingo, enquanto os dois participavam da missa matinal na catedral católica de Santo Alexandre, em Kiev.

Lesia e Oleksandr concordam que distanciar o país das tradições religiosas e culturais russas ajudará a fortalecer ainda mais a Ucrânia.

'Tudo o que está relacionado com a União Soviética – foice e martelo, estrelas, ídolos e monumentos a pessoas como Lenin (ex-líder soviético) – está sendo destruído. E agora, no dia 25 de dezembro, o renascimento do país começará, com novos feriados', disse Oleksandr.

A ofensiva de Moscou em fevereiro de 2022 levou muitos ucranianos a rejeitar a língua e a cultura russas e outros laços históricos com o país que já governou Kiev.

Lesia já praticou o preparo dos alimentos que estarão no centro da mesa na manhã de Natal, incluindo as receitas tradicionais da avó.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos mudanca novo dia de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.