Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Armênios de Nagorno-Karabakh buscam garantias antes de entregar armas ao Azerbaijão

Placeholder - loading - Delegação armênia chega para negociações em Yevlakh  21/9/2023    REUTERS/Stringer
Delegação armênia chega para negociações em Yevlakh 21/9/2023 REUTERS/Stringer

Publicada em  

Por Felix Light e Guy Faulconbridge

GORIS, Armênia (Reuters) - Os armênios étnicos em Nagorno-Karabakh precisam de garantias de segurança antes de entregarem suas armas, disse um conselheiro de seu líder nesta quinta-feira, um dia depois que o Azerbaijão declarou que havia colocado a região separatista de volta sob seu controle.

As autoridades armênias de Karabakh acusaram o Azerbaijão de violar um cessar-fogo acordado na quarta-feira, após uma ofensiva relâmpago do Azerbaijão forçar os separatistas a concordarem em se desarmar.

O Ministério da Defesa de Baku disse que a alegação de que suas forças haviam violado o cessar-fogo era 'completamente falsa'. Duas fontes na principal cidade de Karabakh disseram à Reuters que ouviram tiros na manhã de quinta-feira, mas não ficou claro quem estava atirando.

O tiroteio e as narrativas conflitantes destacaram a possibilidade de mais violência, apesar de um acordo firmado 24 horas antes que o Azerbaijão disse ter restaurado sua soberania sobre Karabakh após 35 anos de conflito.

'Temos um acordo sobre a cessação da ação militar, mas aguardamos um acordo final - as conversações estão em andamento', disse à Reuters David Babayan, conselheiro do líder armênio étnico separatista de Nagorno-Karabakh, Samvel Shahramanyan. 'Precisamos conversar sobre muitas questões e problemas.'

'Ainda não houve um acordo final', completou.

Quando perguntado sobre a possibilidade de entregar as armas, Babayan afirmou que seu povo não poderia ser deixado para morrer, portanto, primeiro, seriam necessárias garantias de segurança.

'Uma série de questões ainda precisam ser resolvidas', disse ele.

Negociações ocorreram nesta quinta-feira, na cidade azerbaijana de Yevlakh, entre o Azerbaijão e representantes da República de Artsakh, como os armênios de Karabakh se autodenominam.

Autoridades de Artsakh disseram em um post no Telegram que nenhum acordo final havia sido alcançado.

Karabakh é reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão, mas tem desfrutado de independência de fato desde que se separou em uma guerra na década de 1990, quando a União Soviética entrou em colapso.

A restauração do controle tem sido um sonho acalentado pelo presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que lançou uma operação militar relâmpago na terça-feira que rapidamente rompeu as linhas armênias de Karabakh.

Em um discurso à nação na noite de quarta-feira, ele disse que o Azerbaijão havia triunfado com um 'punho de ferro'.

'Após a rendição da junta criminosa, essa fonte de tensão, esse antro de veneno, já foi relegado à história', declarou Aliyev, concentrando sua raiva na liderança de Karabakh.

Ele disse que os armênios étnicos da região desfrutariam de plenos direitos educacionais, culturais e religiosos. Todos os grupos étnicos e religiões estariam unidos em 'um só punho - pelo Azerbaijão, pela dignidade, pela Pátria'.

A derrota é um remédio amargo para a liderança separatista de Karabakh e para a Armênia, que ajudou seus parentes no enclave a manter sua autonomia e travou duas guerras com o Azerbaijão no espaço de 30 anos.

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, reconheceu em um discurso para marcar o dia da independência de seu país que os armênios estavam passando por um 'sofrimento físico e psicológico incalculável'.

Mas ele disse que, para garantir sua sobrevivência, o país precisava urgentemente de paz: 'um ambiente livre de conflitos, conflitos interestatais e interétnicos'.

(Reportagem de Felix Light em Goris e Guy Faulconbridge em Moscou; reportagem adicional de Nailia Bagirova)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. armenios de nagorno karabakh …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.