Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Earth, Wind & Fire é destaque na programação

Relembre trajetória da banda criada por Maurice White

Placeholder - loading - Foto: Reprodução / Artista da Semana: Earth, Wind & Fire é destaque na programação
Foto: Reprodução / Artista da Semana: Earth, Wind & Fire é destaque na programação

Publicada em  

Earth Wind & Fire é indubitavelmente uma das bandas mais emblemáticas da história da música. As composições do grupo possuem a rara habilidade de transcender as gerações e cativar audiências de todas as faixas etárias.

10 Best Earth, Wind & Fire Songs of All Time - Singersroom.com
Toque para aumentar

A história de Earth Wind & Fire se origina na cidade de Chicago, em 1969, impulsionada pelas visões de Maurice White, o visionário líder do grupo e arquiteto deste império. White, nascido em 19 de dezembro de 1941, em Memphis, Tennessee, foi desde cedo imerso em uma rica tapeçaria musical que abrangia o jazz, gospel, R&B, blues e o rock clássico. Todos esses estilos desempenharam papéis preponderantes na configuração da identidade musical desse artista singular.

Aos seis anos, Maurice começou sua trajetória vocal no coral gospel de sua igreja, porém seu interesse logo se deslocou para a percussão. No ensino médio, já atuava como baterista e, após concluir sua educação secundária, mudou-se para a Chicago a fim de continuar sua formação musical no prestigioso Conservatório de Música de Chicago. Durante esse período, manteve sua atuação como percussionista de estúdio, conquistando reconhecimento no lendário selo musical de Chicago, a Chess Records.

Maurice White completaria 76 anos de vida | EBC Rádios
Toque para aumentar

Em 1969, Maurice se uniu a dois amigos em Chicago, Wade Flemons e Don Whitehead, formando um time de compositores dedicados a criar músicas e jingles publicitários. Os três amigos conseguiram um contrato de gravação com a Capitol Records, adotando o nome "Salty Peppers" para sua empreitada inicial.

Posteriormente, Maurice migrou para Los Angeles, firmando um novo contrato com a Warner Bros. Nessa nova fase, ele rebatizou a banda como Earth, Wind & Fire, em uma homenagem aos três elementos presentes em seu mapa astrológico. Além do trio original, que atuava como "Salty Peppers", Maurice recrutou talentos como Michael Beal, Leslie Drayton, Chester Washington, Alex Thomas, Sherry Scott, Phillard Williams e seu irmão mais novo, Verdine, para completar a formação da banda.

Sob a alçada da Warner Brothers, o Earth Wind & Fire lançou dois álbuns: o álbum homônimo de 1970 e "The Need Of Love" em 1971. Foi com o single deste último álbum, intitulado "I Think About Lovin' You", que o grupo conquistou seu primeiro sucesso no Top 40 das paradas de R&B.

The Need of Love - Wikipedia
Toque para aumentar

Em 1972, Maurice White reformulou a formação original, mantendo somente ele e seu irmão. Seis novos músicos ingressaram na Earth Wind & Fire: Jessica Cleaves, Ronnie Laws, Roland Bautista, Larry Dunn, Ralph Johnson e Philip Bailey.

Nesse ponto de sua carreira, Maurice começou a expressar insatisfação com a Warner Brothers e buscou novas oportunidades. Foi durante uma apresentação no Rockefeller Center, em Nova York, que o Earth Wind & Fire capturou a atenção de Clive Davis, à época presidente da Columbia Records. O empresário ficou impressionado e adquiriu o contrato da Warner Brothers, incorporando os músicos ao seu portfólio.

Com a Columbia Records, a banda estreou com o álbum "Last Days And Time" em 1972, gradualmente construindo uma reputação baseada em gravações inovadoras e espetáculos ao vivo impressionantes, concebidos por Doug Henning e seu então assistente desconhecido, David Copperfield.

No verão de 1973, o grupo lançou seu primeiro álbum a receber a certificação de ouro, intitulado "Head To The Sky", seguido por "Open Our Eyes" em 1974. Este último álbum incluiu um remake do clássico originalmente gravado pelo grupo Gospel Clefs como faixa-título.

Em 1975, o Earth Wind & Fire lançou uma das músicas mais queridas de sua carreira, "Shining Star", que originalmente integrou a trilha sonora do filme 'That's The Way Of The World' e liderou as paradas de R&B por duas semanas. A faixa também fez parte do primeiro álbum multi-platina da banda, "That's The Way Of The World", de 1975.



Em 1976, a banda enfrentou uma perda significativa com o falecimento do produtor Charles Stepney, que havia trabalhado com o grupo. Apesar de sua partida prematura aos 45 anos, Charles deixou um legado duradouro com o álbum "Spirit", que é lembrado como um dos projetos mais icônicos do Earth Wind & Fire.

Nesse período, Maurice também se destacou nos bastidores da indústria musical, produzindo artistas renomados como Barbra Streisand e Cher. No final dos anos 70, ele lançou sua própria gravadora em associação com a Columbia Records, denominada ARC.

Em 1978, a compilação de maiores sucessos multi-platina "The Best Of Earth, Wind & Fire, Vol.1" viu a luz do dia. A coletânea incluiu uma versão de "Got To Get You Into My Life" dos Beatles, que alcançou o topo das paradas de R&B. Além disso, foi nesse projeto que outro sucesso estrondoso viu a luz: “September”.



Os anos 90 apresentaram desafios à trajetória do Earth Wind & Fire. Em 30 de julho de 1993, o saxofonista Don Myrick foi tragicamente baleado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles. Maurice White também anunciou que havia sido diagnosticado com doença de Parkinson, levando ao encerramento das turnês da banda em meio a um cenário conturbado.

Remembering Don Myrick, the Man Behind Epic Horn Riffs From Your Childhood  - From 'Sun Goddess' to 'Sussudio' (EUR Video Throwback) | EURweb
Toque para aumentar

No entanto, até o final do século 20, o Earth Wind & Fire continuou a brindar o público com sua música de alta qualidade. Os músicos se mantiveram como uma prolífica máquina criativa, lançando álbuns como "I Am", "Faces", "Raise", "Powerlight", "Electric Universe", "Touch The World", "Heritage" e "Millennium".

Na virada do milênio, o Earth Wind & Fire consolidou seu legado e foi homenageado de diversas formas. Em 2000, a banda foi incluída no Rock 'n' Roll Hall of Fame e, em 2003, no Hollywood's RockWalk. Especialmente, Maurice White e Philip Bailey foram admitidos no Hall da Fama dos vocalistas.

Em 2005, o grupo lançou "Illumination", um álbum que marcou o retorno da banda à cena musical após um período de ausência devido a desafios internos.

Tragicamente, em fevereiro de 2016, Maurice White faleceu aos 74 anos em sua casa em Los Angeles, devido a complicações decorrentes da doença de Parkinson, encerrando um legado de inúmeros anos de sucesso.

Atualmente, o Earth Wind & Fire continua a brilhar nos palcos, apresentando suas músicas intemporais ao público ao vivo. Verdine White, que faz parte da banda desde seu início, permanece ativo, acompanhado por Ralph Johnson e Philip J. Bailey.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: AMY WINEHOUSE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

VIRALIZOU: “THRILLER” – MICHAEL JACKSON

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Earth, Wind & Fire é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

Escrito por Redação Antena 1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana earth wind …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.