Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Atirador que matou dois suecos em Bruxelas morre após ser baleado pela polícia

Placeholder - loading - Operação policial contra atirador em Bruxelas  17/10/2023    REUTERS/Yves Herman
Operação policial contra atirador em Bruxelas 17/10/2023 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Por Philip Blenkinsop e Marine Strauss

BRUXELAS (Reuters) - Um tunisiano de 45 anos, suspeito de ter matado dois torcedores suecos em Bruxelas, morreu nesta terça-feira depois de ser baleado pela polícia em um café, informaram autoridades belgas, e o primeiro-ministro da Suécia pediu mais segurança nas fronteiras da União Europeia.

O agressor, que se identificou como membro do Estado Islâmico e reivindicou a responsabilidade em um vídeo postado online, é suspeito de matar dois cidadãos suecos e ferir um terceiro no centro de Bruxelas na noite de segunda-feira.

'O autor do ataque terrorista em Bruxelas foi identificado e morreu', publicou a ministra do Interior, Annelies Verlinden, no X, horas depois que o primeiro-ministro Alexander De Croo chamou o ataque a tiros de segunda-feira de 'ataque terrorista' brutal.

O episódio ocorreu em um momento de maior preocupação com a segurança em alguns países europeus ligados ao conflito entre Israel e Hamas, embora um promotor federal belga tenha dito que não havia provas de que o agressor tivesse qualquer ligação com o novo conflito entre Israel e militantes palestinos.

Em agosto, a Suécia elevou seu alerta de terrorismo para o segundo nível mais alto e advertiu sobre o aumento das ameaças contra suecos no país e no exterior depois que a queima do Alcorão indignou os muçulmanos e provocou ameaças de jihadistas.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira que a segurança deve ser reforçada e que a Suécia e a UE precisam de melhores controles de fronteira.

'Entendo que muitos suecos estão com medo e com raiva', afirmou Kristersson, acrescentando: 'Este é um momento para mais segurança, não podemos ser ingênuos'.

O suspeito do ataque, que buscou asilo na Bélgica sem sucesso em novembro de 2019 e estava vivendo no país ilegalmente, era conhecido pela polícia belga em conexão com o contrabando de pessoas, disse o ministro da Justiça, Vincent Van Quickenborne, nesta terça-feira.

Em um vídeo nas mídias sociais, o suposto atirador se autodenominou Abdesalem Al Guilani.

Verlinden, da Bélgica, disse anteriormente que não podia descartar a possibilidade de ele ter tido cúmplices.

O atirador fugiu do local após o ataque na segunda-feira, quando uma partida de futebol entre a Bélgica e a Suécia estava prestes a começar, desencadeando uma enorme caça ao homem e levando a Bélgica a elevar o alerta de terrorismo em sua capital para o nível mais alto.

'O criminoso tinha como alvo específico os torcedores suecos que estavam em Bruxelas para assistir a um jogo de futebol. Dois compatriotas suecos faleceram. Uma terceira pessoa está se recuperando de ferimentos graves', disse Croo.

A Bélgica estava recebendo a Suécia em uma partida de qualificação para a Euro 2024. O jogo foi interrompido no intervalo.

A Bélgica tem sido alvo de vários ataques islâmicos nos últimos anos, sendo o mais mortal o ataque de 2016 ao aeroporto de Bruxelas e ao metrô da cidade, no qual 32 pessoas morreram.

Vários dos homens armados islâmicos que atacaram Paris em um ataque de 2015 que matou 130 pessoas eram belgas ou viviam em Bruxelas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. atirador que matou dois …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.