Ativistas do Vietnã buscarão refúgio nos EUA após acordo, dizem autoridades
Publicada em
Por Trevor Hunnicutt
WASHINGTON (Reuters) - Dois ativistas vietnamitas que, para a governo dos Estados Unidos, foram detidos injustamente pelo país comunista estão se mudando para os EUA sob um acordo negociado antes da recente visita do presidente norte-americano, Joe Biden, a Hanói, disseram autoridades de Washington à Reuters.
Um advogado de direitos humanos que atuou em campanha pela responsabilização de abusos policiais e um paroquiano católico despejado da sua casa devem sair do Vietnã, junto com suas famílias, com destino aos Estados Unidos, disse uma das autoridades.
Nos Estados Unidos, espera-se que as famílias procurem reassentamento no âmbito do programa de refugiados “Prioridade 1”. Os ativistas não foram condenados à prisão, mas estavam impedidos de sair do Vietnã.
O governo do Vietnã também concordou em libertar dois ativistas vietnamitas presos buscados pelos Estados Unidos antes da visita de Biden na semana passada, disse uma autoridade dos EUA, e assinou acordos sobre liberdade religiosa, operações de organizações não governamentais (ONG) no país, condições prisionais e leis trabalhistas, disse uma das autoridades.
Os tópicos do acordo, que a Reuters não revisou de forma independente, não haviam sido divulgados previamente. Eles foram assinados no momento em que o Vietnã concordou em elevar Washington ao mais alto status diplomático de Hanói, ao lado da China e da Rússia, em uma viagem na qual Biden endossou a visão do país como um líder de alta tecnologia.
Os prisioneiros vietnamitas incluíam um jurista especializado em religião libertado na Alemanha e outro indivíduo condenado por evasão fiscal relacionada à sua ONG.
As autoridades não identificaram nenhuma das quatro pessoas, alegando sensibilidades diplomáticas e de segurança, mas os nomes dos dois ex-prisioneiros são conhecidos. O advogado Nguyen Bac Truyen confirmou a sua libertação e a sua viagem com a esposa para a Alemanha no início deste mês. A libertação da jornalista independente Mai Phan Loi também foi confirmada no início deste mês.
(Reportagem de Trevor Hunnicutt em Washington; Reportagem adicional de Francesco Guarascio em Hanói)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO