Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Autoridades dos EUA se reunirão com Taliban em Doha para discutir economia e direitos

Placeholder - loading - Delegação do Taliban em visita à Noruega  24/1/2022    NTB/Stian Lysberg Solum via REUTERS
Delegação do Taliban em visita à Noruega 24/1/2022 NTB/Stian Lysberg Solum via REUTERS

Publicada em  

Por Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) - Autoridades dos Estados Unidos se encontrarão com representantes do Taliban e 'profissionais tecnocratas' de ministérios afegãos em Doha nesta semana, disse o Departamento de Estado na quarta-feira, acrescentando que eles discutirão questões econômicas, segurança e direitos das mulheres.

Nenhum país reconheceu formalmente a administração taliban desde que o grupo voltou ao poder no Afeganistão em 2021, quando as forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos se retiraram em meio ao caos após um conflito de 20 anos.

O representante especial para o Afeganistão, Thomas West, e a enviada especial para mulheres, meninas e direitos humanos afegãos, Rina Amiri, se encontrarão com uma delegação do Taliban em Doha para discutir o apoio humanitário ao Afeganistão, segurança, direitos das mulheres, estabilização econômica e esforços para combater a produção e o tráfico de narcóticos, disse o Departamento de Estado.

O vice-porta-voz do departamento, Vedant Patel, reiterou as preocupações dos EUA sobre os abusos dos direitos humanos e a marginalização de mulheres e meninas no Afeganistão governado pelo Taliban e disse que as negociações na capital do Catar não 'significam qualquer tipo de indicação de reconhecimento ou qualquer tipo de indicação de normalização ou legitimidade do Taliban'.

'Isso não indica qualquer mudança na política dos Estados Unidos. Deixamos muito claro que vamos nos envolver com o Taliban de forma apropriada quando for do nosso interesse fazê-lo', afirmou Patel.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Taliban disse em comunicado que o ministro interino das Relações Exteriores, Amir Khan Muttaqi, liderará a delegação.

'A prioridade do Afeganistão durante as negociações é acabar com as sanções e listas negras, descongelar as reservas bancárias do Afeganistão e impedir a violação do espaço aéreo do Afeganistão', afirmou o ministério, acrescentando que também se reunirá com autoridades do Catar.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. autoridades dos eua se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.