Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BB Seguridade espera ter melhor visibilidade sobre prêmios do ano após Plano Safra

Placeholder - loading - Homem caminha em frente ao prédio do Banco do Brasil em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Homem caminha em frente ao prédio do Banco do Brasil em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A BB Seguridade deve ter uma visibilidade sobre os prêmios para o ano entre o final do segundo trimestre e o começo do terceiro, após a definição do governo federal sobre o próximo Plano Safra, afirmou nesta segunda-feira o diretor financeiro da companhia, Rafael Augusto Sperendio.

O executivo também disse que a sinistralidade no segmento agrícola foi 'bem melhor do que o esperado' para o primeiro trimestre favorecida por um fenômeno climático El Niño que atingiu basicamente só o Rio Grande do Sul, em vez de uma região maior como em anos anteriores.

'Só isso já seria suficiente para posicionar a expectativa para a metade de cima do guidance', disse Sperendio durante teleconferência sobre o resultado do primeiro trimestre.

As ações da companhia, que é parte importante do resultado do Banco do Brasil, despencavam quase 6% às 14h38, entre as principais perdas do Ibovespa. A ação vem de quatro altas seguidas, período em que se valorizou pouco mais de 2%.

Mais cedo a empresa divulgou o que chamou de melhor resultado de primeiro trimestre de sua história, uma alta de 51,5% no lucro líquido sobre um ano antes.

Segundo Sperendio, também não há 'nenhum tipo de anomalia' em termos de sinistros com a safrinha de milho.

Questionado sobre as estimativas para 2023, divulgadas em fevereiro, o executivo afirmou que ainda é cedo para avaliar uma revisão, algo que ainda depende da definição do governo sobre o Plano Safra 23/24, que impacta os clientes do setor agrícola.

'Dependendo de como vier, poderemos fazer revisão no 'guidance' de prêmios', afirmou. A empresa espera crescimento de 10% a 15% nos prêmios emitidos em 2023 ante uma expansão de 30,7% em 2022.

O plano safra 2022/2023 reuniu recursos de 340 bilhões de reais em créditos a produtores rurais, avançando cerca de 36% sobre o plano anterior. 'A expectativa é que haja crescimento para este ano', acrescentou o executivo.Sperendio acrescentou que a tendência de queda de taxa de gestão de planos de previdência ao longo do ano será compensada com fluxo de captação de recursos.

No segmento de previdência, o executivo afirmou que o desempenho foi mais forte que o histórico da companhia para o período, favorecido por aversão dos clientes a risco em um contexto de juros elevados e anúncios de recuperações judiciais de empresas como a Americanas.

'Nossa exposição a créditos privados sem incluir instituição financeira é menor que 5%. Nestes ativos com problemas foi menor ainda, residual', disse o diretor financeiro da BB Seguridade.

'Até o momento atual, com dados de maio, não vemos mudar a figura... o contexto de aversão deve persistir ao longo do exercício, a gente espera uma continuação dessa tendência de queda na taxa média de gestão, mas por outro lado uma tendência mais positiva do que a gente esperava de fluxo líquido de captação para a companhia. Uma coisa deve compensar a outra.'

Sperendio também afirmou que a BB Seguridade deve ter um nível de pagamento de dividendos a acionistas este ano semelhante ao de 2022, com frequência semestral de distribuição mantida em semestral.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bb seguridade espera ter …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.