Antena 1 - Home

Bebidas geladas são capazes de causar dor de garganta?

  • 21/07/2017 15:00
Imagem: Bebidas geladas são capazes de causar dor de garganta?

Ao contrário do que muita gente acredita, bebidas geladas não causam dor de garganta. No entanto, elas podem contribuir para o aumento da dor caso já exista algum problema no órgão.

Os principais motivos para dores na garganta são gripes e resfriados, faringites e amigdalites provocadas por infecções virais ou bacterianas, e abuso vocal – quando se fala muito alto ou se tosse demais, forçando a garganta e provocando sua inflamação.

As áreas mais atingidas são as amígdalas palatinas, a própria garganta e as cordas vocais. “Além da dor, muitas vezes há a dificuldade para engolir, rouquidão e falta de ar”, explica o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês.

Para evitar problemas no órgão, é recomendado ingerir água em abundância para hidratar o local, não forçar a voz e não respirar pela boca, pois isso pode ressecar a garganta e facilitar a entrada de vírus e bactérias. É melhor evitar bebidas geladas pessoas que já apresentam dor de garganta ou têm predisposição para o problema.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!