Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden demandará tarifas mais altas para metais chineses em Pittsburgh

Placeholder - loading - Presidente dos EUA Joe Biden chega à Casa Branca em Washington, EUA, 13/04/2024 REUTERS/Bonnie Cash
Presidente dos EUA Joe Biden chega à Casa Branca em Washington, EUA, 13/04/2024 REUTERS/Bonnie Cash

Publicada em  

Por Trevor Hunnicutt e David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defenderá nesta quarta-feira tarifas de importação bem mais altas sobre metais da China como parte de um pacote de políticas destinadas a agradar os metalúrgicos do Estado da Pensilvânia, sob o risco de irritar Pequim.

Em comícios na 'Cidade do Aço' de Pittsburgh, Biden deve propor elevar a 25% as tarifas impostas originalmente por seu antecessor Donald Trump sobre produtos chineses de aço e alumínio, de acordo com uma autoridade do governo.

Os produtos visados atualmente são sujeitos a uma taxa de até 7,5% sob uma política da era Trump na Seção 301 da lei comercial dos EUA, que está sendo revisada por determinação de Biden em 2022.

O governo Biden também está pressionando o vizinho México a proibir a China de vender seus produtos de metal aos EUA indiretamente a partir de lá.

Ao mesmo tempo, o governo norte-americano está lançando uma investigação sobre as práticas comerciais chinesas nos setores de construção naval, marítimo e de logística, o que pode levar a mais tarifas.

As medidas, que devem ser reveladas quando Biden visitar a sede do sindicato United Steelworkers, devem gerar reações contrárias da China em um momento de tensões já elevadas entre as duas maiores economias do mundo.

A imposição de tarifas por Trump durante sua Presidência provocou a retaliação da China com suas próprias taxas.

A Pensilvânia é um dos seis Estados eleitoralmente cruciais que provavelmente decidirão a revanche eleitoral de novembro entre Biden e Trump. A economia está entre as principais preocupações dos eleitores.

Jared Bernstein, diretor do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, disse nesta quarta-feira que a 'intervenção direcionada' que está sendo considerada pelo governo Biden não deve piorar a inflação persistentemente alta.

'Se não agirmos, estaremos colocando em risco um de nossos setores mais críticos -- o que o presidente chama de espinha dorsal da economia norte-americana, o alicerce de nossa segurança nacional -- que é a produção doméstica de aço', disse ele à CNBC.

Biden e seu oponente republicano têm cortejado líderes sindicais e trabalhadores em centros industriais combalidos que compõem um bloco eleitoral significativo na Pensilvânia e em Michigan.

O sindicato dos trabalhadores de aço, que pediu as medidas que Biden está adotando agora, apoiou sua campanha de reeleição no mês passado.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden demandara tarifas mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.