Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Björn Ulvaeus reflete sobre os desafios da Inteligência Artificial

O membro do ABBA destaca as preocupações em relação aos novos passos da indústria musical

Placeholder - loading - Björn Ulvaeus reflete sobre os desafios da Inteligência Artificial.Divulgação
Björn Ulvaeus reflete sobre os desafios da Inteligência Artificial.Divulgação

Publicada em  

Existe todo um debate sobre os impactos que a Inteligência Artificial (IA) terá no mundo da música e Björn Ulvaeus, membro do ABBA, entrou na discussão. Ele é o atual presidente da CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), uma organização sem fins lucrativos que representa compositores de todo o mundo, responsável pela arrecadação e pagamento de royalties a seus membros - cujas músicas são usadas em transmissões, shows, bares e serviços de streaming. Agora, em uma postagem nas redes sociais da organização, ele lançou um alerta sobre os desafios significativos apresentados pela IA na indústria musical.

Em um novo relatório da CISAC, que demonstrou que as cobranças de royalties para compositores haviam se recuperado aos níveis anteriores à pandemia, Ulvaeus enfatizou a ameaça potencial da IA para os músicos no futuro.

No prefácio do relatório, Ulvaeus escreveu: "Os resultados deste ano mostram que o sistema de gestão coletiva, apesar de todos os enormes desafios que enfrenta na adaptação ao digital, ainda é robusto e eficaz. Os CMOs (organizações de gestão coletiva) apoiam os criadores que servem e agora estão entregando mais dinheiro a mais criadores do que nunca. E isso é uma boa notícia. Após a Covid e a crise econômica, agora enfrentamos outro desafio existencial muito sério - o da inteligência artificial. A IA mudará radicalmente o mundo para os criadores e para a indústria criativa. Isso exige liderança internacional e uma forte frente unida de todas as partes da indústria criativa".

Gadi Oron, diretor-geral da mesma organização, ao refletir sobre o relatório de 2022, acrescentou: "Este é um notável retorno ao crescimento, à medida que todo o nosso setor se recupera totalmente da desastrosa pandemia de três anos. Embora as apresentações ao vivo e em público tenham se recuperado consideravelmente, a recuperação é impulsionada, sobretudo, pelo digital, que se tornou agora a maior fonte de renda para os criadores. O streaming e as assinaturas não apenas restauraram o status quo, mas também transformaram o mercado, revolucionando as perspectivas dos criadores e abrindo caminho para o crescimento futuro".

Um caso que chamou atenção esse mês foi quando o YouTube anunciou planos para desenvolver uma nova ferramenta de IA que permitirá aos usuários criar vídeos utilizando vozes de músicos conhecidos. Segundo a Billboard, a empresa está em negociações com gravadoras para obter permissão do uso da propriedade intelectual dos artistas. Se implementada, uma versão dessa ferramenta permitirá que um grupo selecionado de criadores utilize as vozes dos artistas que concordaram em participar para criar novos conteúdos de vídeos na plataforma.

Mas, como já havia dito, o papel da IA na criação musical, além de suas interferências na recriação de obras artísticas, é altamente controverso e tem gerado preocupações tanto entre artistas quanto entre os fãs de música. Figuras como Sting e Ed Sheeran, por exemplo, também se manifestaram contra o que consideram uma ameaça da IA para a indústria musical.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: AMY WINEHOUSE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

VIRALIZOU: “THRILLER” – MICHAEL JACKSON

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bjorn ulvaeus reflete sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.