Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taxa de desemprego do Brasil cai a 7,7% no 3° tri, mais baixa para o período desde 2014

Placeholder - loading - Jovens buscam oportunidades de emprego no centro de São Paulo 24/04/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Jovens buscam oportunidades de emprego no centro de São Paulo 24/04/2019 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luana Maria Benedito e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O desemprego no Brasil voltou a recuar no terceiro trimestre do ano, chegando ao patamar mais baixo desde 2014 para o período, em dados que evidenciam a resiliência do mercado de trabalho na véspera de decisão do Banco Central sobre os juros.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira que a taxa de desocupação chegou a 7,7% no período de julho a setembro, frente a 8,0% nos três meses encerrados em junho. Foi o resultado mais baixo para terceiros trimestres desde 2014 (6,9%) e o menor para qualquer trimestre desde fevereiro de 2015 (7,5%).

No mesmo período de 2022, o desemprego estava em 8,7%.

O resultado do terceiro trimestre veio em linha com a mediana das previsões em pesquisa da Reuters, de que a taxa ficaria em 7,7% por cento no período.

Claudia Moreno, economista do C6 Bank , atribuiu a queda do desemprego a dados de atividade econômica mais fortes do que o esperado ao longo da primeira metade do ano. 'Daqui para a frente, acreditamos que haverá uma desaceleração da economia, mas essa perda de fôlego não deve fazer a taxa de desemprego subir', afirmou.

Entre julho e setembro, o número de desempregados caiu 3,8% frente ao trimestre anterior, a 8,316 milhões de pessoas, representando baixa de 12,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

A população ocupada subiu 0,9% em relação ao segundo trimestre do ano, a 99,838 milhões, patamar recorde na série histórica da Pnad, iniciada em 2012. Ante o período de julho a setembro de 2022, houve alta de 0,6%

Segundo a coordenadora do IBGE Adriana Beringuy, a expansão da população ocupada para patamar recorde foi alavancada principalmente pelas atividades de serviços, que tinham sido muito afetadas na pandemia.

No terceiro trimestre, o rendimento real habitual foi estimado em 2.982 reais, crescimento de 1,7% em relação ao trimestre encerrado em junho e de 4,2% frente ao mesmo período do ano passado.

'O desemprego baixo somado ao aumento da renda real habitual deve comprometer a desaceleração da inflação de serviços, dificultando a convergência da inflação à meta', disse Moreno, do C6 Bank, destacando que o Banco Central não deve acelerar o ritmo de corte de juros.

O Comitê de Política Monetária (Copom) provavelmente cortará os juros básicos em meio ponto percentual, a 12,25%, quando encerrar sua reunião de dois dias na quarta-feira, mantendo um ritmo cauteloso de afrouxamento monetário diante ainda do agravamento de riscos externos, previram economistas consultados pela Reuters.

FORMALIDADE

Igor Cadilhac, economista do PicPay, disse que a expansão do número de pessoas trabalhando ocorre porque 'cada vez mais estamos observando o retorno das características econômicas e sazonais no período de consolidação da recuperação da pandemia'. Ele acrescentou que o quadro mais favorável para a ocupação tem permitido um melhor desempenho da formalidade e uma redução do número de pessoas que procuram trabalho.

Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado totalizaram 37,361 milhões nos três meses findos em setembro, alta de 1,6% em relação ao trimestre anterior e de 3,0% ante o mesmo período do ano passado.

Já o número de empregados sem carteira no setor privado subiu 1,2% no trimestre, a 13,263 milhões, variação positiva de 0,4% frente a um ano antes.

A taxa de informalidade chegou a 39,1% do total de ocupados, um pouco abaixo dos 39,2% do trimestre anterior.

'A informalidade foi uma realidade na pandemia, era uma forma de conseguir renda. Após o avanço da vacinação, normalização de matérias primas e suprimentos, e quando a vida vai se normalizando, as atividades mais formais voltam a contratar', disse Beringuy. 'A informalidade não deixou de ser importante mas ela deixou de ser a única forma de acessar o mercado de trabalho.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil tem desemprego de 77 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.