Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Celebre o Dia do Sorriso com 10 faixas selecionadas pela Antena 1

  • 28/04/2016 09:45
Imagem: Celebre o Dia do Sorriso com 10 faixas selecionadas pela Antena 1

Hoje, dia 28 de abril, é celebrada uma data muito feliz: o Dia Mundial do Sorriso. A data surgiu em 1963, criada pelo artista Harvey Ball, em Massachussets, nos Estados Unidos. Neste ano, Ball criou a famosa imagem do Smile, conhecida internacionalmente.

Nada como levantar da cama já com um sorriso no rosto e, uma das coisas que nos traz felicidade é, com certeza, a música. Por isso, a Antena 1, especializada em boas canções, preparou uma lista com dez faixas que falam sobre o sorriso ou felicidade.

A seguir, confira a lista para já começar o dia com um grande sorriso no rosto – pois sorrir é o melhor remédio!

10- “Smile” – Mikky Ekko

A canção foi lançada em 2014, como segundo single para promover Time, o disco de estreia do músico. Trazendo versos de superação, a música mistura o pop e o soul. Mais tarde, um dos maiores sucessos aqui da Antena 1, foi incluída na trilha sonora da série “The Originals”.



9- “Shinny Happy People” – R.E.M.

Em português “Pessoas Ilustres e Felizes”, a faixa conta com participação da cantora Kate Pierson. No ano de lançamento, 1991, a canção atingiu a décima posição do ranking da Billboard e em sexto lugar na parada britânica. A letra fala de uma maneira irônica sobre as notícias do massacre da Praça da Paz, ocorrido na China. A ideia é falar sobre a influência da propaganda na política, que é utilizada para encobrir as fraquezas do sistema.

“Shinny Happy People” aparece na trilha sonora do documentário “Fahrenheit 9/11”, do filme brasileiro “Tropa de Elite” e também do longa “Marley & Eu”.



8- “Smile” – Jamiroquai

A oitava canção foi gravada durante a produção do sétimo disco de estúdio da banda britânica, nomeado “Rock Dust Light Star”. Entretanto, a faixa, que traz um ritmo funk com o jazz, não foi inclusa no álbum e tornou-se um single único, lançado em junho de 2011.



7- “The Shadow Of Your Smile” – Marvin Gaye

A canção que ocupa o sétimo lugar foi escrita por Johnny Mandel e Paul Francis Webster e regravada por diversos artistas, entre eles, Marvin Gaye. A versão de Tony Bennet acabou rendendo ao músico um Grammy e um Oscar.



6- “Don’t Worry, Be Happy” – Bobby McFerrin

Uma das mais lembradas neste dia, a faixa foi responsável pelo reconhecimento mundial do artista, quando lançada, em 1988.

Naquele ano, a música alcançou o primeiro lugar na parada norte-americana, além de vencer o Grammy Awards nas categorias de “Canção do Ano” e “Gravação do Ano”. Posteriormente, a faixa foi utilizada na campanha presidencial de George W. Bush, mesmo sem autorização de McFerrin.



5- “Your Smiling Face” – James Taylor

A canção, que em sua letra mistura o amor com a felicidade, foi lançada em setembro de 1977. A faixa alcançou o top 20 da parada da Billboard e é um dos maiores sucessos de James Taylor, que a descreve como “uma boa canção de amor pop".



4- “Can’t Smile Without You” – Barry Manilow

Com seus versos apaixonados, a faixa foi escrita por Christian Arnold David Martin, e Geoff Morrow para diversos artistas. Apesar de não ter sido a primeira, uma das versões mais conhecidas é de Barry Manilow, de 1977, que alcançou o topo da Billboard Adult Contemporary e a terceira poisção na Billboard Hot 100.



3- “Smile” – Lily Allen

Apesar da melodia fofa, a canção fala sobre a traição de seu namorado. A música, de 2006, é o single de estreia da cantora. O sucesso foi impressionante e fez com que a britânica aparecesse por duas semanas consecutivas no topo das paradas do Reino Unido e até hoje é uma das mais pedidas de Allen.



2- “Smile” – Nat King Cole

A faixa foi composta por Charlie Chaplin em 1936, para seu filme “Tempos Modernos”. A versão original é cantada por Nat King Cole, que alcançou diversas paradas do mundo em 1954. Mais tarde, Natalie Cole, filha do cantor, regravou a música para o disco Unforgettable..With Love, de 1991.



1- “Happy” – Pharrell Williams

Finalmente, o primeiro lugar das 10+ selecionadas pela nossa programação é “Happy”, de Pharrell Williams. Lançada em 2013, a produção foi gravada originalmente para fazer parte da trilha sonora do filme “Meu Malvado Favorito 2”.

Rapidamente, a canção alcançou o sucesso e levou o músico ao topo de paradas de 25 país, como Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Canadá, Austrália, entre outros. Além disso, em 2014, foi indicada ao Oscar na categoria de “Melhor Canção Original” e ficou entre as mais baixadas do ano, segundo a IFPI.

Outro motivo para colocá-la em primeira posição é que, recentemente, ela foi considerada a canção mais feliz da década de 2010. O estudo foi feito pelo Dr. Jacob Jolij – um neurocientista cognitivo da Universidade de Groningen, na Holanda. Segundo ele, o conteúdo das letras é importante, mas o que ajuda as pessoas a se sentirem mais enérgicas é um tempo de 150 batidas por minuto.