Antena 1 - Home

Com apenas uma dose, remédio promete desentupir artérias

  • 06/11/2017 16:26
Imagem: Com apenas uma dose, remédio promete desentupir artérias

Inicialmente considerado o tratamento de câncer e diabetes, a droga chamada Trodusquemina também parece ser extremamente bem sucedida na limpeza da gordura nas artérias.

A pesquisa, feita por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, descobriu que apenas uma dose do remédio "dissolve" as gorduras que podem levar a acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos após a formação nas artérias - doença chamada aterosclerose.

Conforme depoimento da professora da universidade, Mirela Delibegovic, uma das líderes do estudo, todos os seres humanos possuem gorduras nas artérias, que acabam se desenvolvendo com o passar dos anos. A cientista ainda revelou que a descoberta aguarda teste em pessoas.

"Estes só foram testados no nível pré-clínico, em camundongos, até agora, mas os resultados foram impressionantes e mostraram que apenas uma dose única deste medicamento parecia reverter completamente os efeitos da aterosclerose", afirmou ela.

A Trodusquemina parece "reverter completamente" a doença ao parar a PTP1B - uma enzima que é muitas vezes mais pronunciada em pessoas que lutam com obesidade ou diabetes, entre outras condições - além de ativar uma proteína chamada AMPK que "imita o exercício", escreveram os pesquisadores.

"O próximo passo é testar a capacidade desse medicamento para melhorar os resultados em pacientes humanos com aterosclerose e doença cardiovascular desenvolvidas", concluiu.

Com valor de 308 mil dólares, o estudo foi financiado pela British Heart Foundation - o maior financiador da pesquisa cardiovascular no Reino Unido.