Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial

Absolute Radio AI, da Alemanha, é programada por software de nuvem

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

O futuro é agora! A inteligência artificial está presente em praticamente todos os setores de trabalho, e na rádio não seria diferente. Esse é o caso da Absolut Radio AI, estação alemã desenvolvida 100% por IA através da emissora Antenne Deutschland.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial" #1
Toque para aumentar

Este é o primeiro projeto desta tecnologia ser disponibilizado nas ondas terrestres. O sinal da emissora pega principalmente na cidade de Brunsvique, perto da região central do país. A tecnologia por trás da iniciativa é o Radio.Cloud, um software de nuvem que elabora a programação, os intervalos e as faixas de voz que preenchem as lacunas. Assim, a estação é voltada para um público entre 14 e 49 anos, especialmente aqueles que são fãs de música pop e eletrônica.

O nome do “locutor” que acompanha o ouvinte é kAI, e, de acordo com o site oficial, o robô te ajuda a enfrentar o dia com bom humor. “Ele também tem muito a dizer. Ele apresenta o tópico de inteligência artificial e te explica como a IA pode ser utilizada, como ela funciona e quais são os seus limites”.

Em uma entrevista ao portal RadioWorld, o diretor-gerente Mirko Drenger e a diretora de programação Tina Zacher explicaram por que quiseram dar vida a esse projeto. “Os seres humanos sempre buscarão outros seres humanos – esse é o nosso negócio, queremos estar onde as outras pessoas estão. Mas a IA deixa o trabalho muito mais fácil de algumas maneiras, especialmente para criadores de rádio”, disse Tina. “Tem muitas tarefas que você ama e muitas outras que odiamos fazer várias vezes todos os dias. Agora temos a IA para fazer essas tarefas, dando mais tempo para criarmos”.

Similarmente, Drenger argumenta que a nova tecnologia não substituirá o trabalho humano, mas irá torna-lo mais eficiente. “Ela nos deixa mais espertos e rápidos. Não é sobre economizar dinheiro. Você ainda precisa escrever enunciados específicos para programas, desenvolver sua própria lógica e ir além. É sobre criar mais conteúdo, de forma mais veloz e inteligente. Eu não sei o que vai acontecer no futuro, mas não estamos substituindo os locutores, só estamos adicionando”.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial" #2
Toque para aumentar

Em outras palavras, o rádio contina sendo uma tecnologia moderna e pioneira. Segundo a perspectiva dos executivos, a IA deverá ser utilizada para abastecer a programação da rádio em momentos sem notícias ou locução ao vivo, complementando a atividade humana.

E você, ouviria uma rádio programada pela inteligência artificial?

Veja também:

SADE ADU: A VOZ INCONFUNDÍVEL QUE REDEFINIU A SOUL MUSIC

"MISTY" DE LESLEY GORE ALCANÇA O TOPO DA PARADA BILLBOARD

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca a estacao de radio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.