Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Decisão sobre legislação da UE para Big Techs financiarem 5G deve ficar para próxima Comissão, dizem fontes

Placeholder - loading - Bandeiras da União Europeia em Bruxelas, Bélgica 20/9/2023 REUTERS/Yves Herman/Arquivo
Bandeiras da União Europeia em Bruxelas, Bélgica 20/9/2023 REUTERS/Yves Herman/Arquivo

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - O chefe da indústria da União Europeia, Thierry Breton, deve definir uma estratégia no próximo ano que exigirá que as grandes empresas de tecnologia, chamadas Big Techs, ajudem a financiar a implementação do 5G e da banda larga em toda a Europa, deixando para a próxima Comissão Europeia a decisão de adotar ou não legislação, disseram fontes familiarizadas com o assunto na terça-feira.

As operadoras de telecomunicações da Europa afirmam que o Google, da Alphabet, o Facebook, da Meta, a Netflix, a Microsoft e a Amazon devem arcar com parte dos custos, uma vez que representam uma grande parcela do tráfego na internet.

A Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Telecom Italia chamam isso de financiamento justo, enquanto as gigantes de tecnologia afirmam que se trata de um imposto sobre a internet.

Havia expectativas de que Breton fosse propor a legislação após buscar feedback de ambos os lados no início deste ano sobre o que ele descreveu como uma lacuna de investimento de 200 bilhões de euros.

O comissário francês, ex-chefe-executivo da France Telecom e defensor do esforço das operadoras, enfrentou resistência de alguns de seus colegas comissários e de alguns países da UE.

Não há decisão final, e uma proposta legislativa sobre a questão de financiamento ainda pode ser incluída no programa de trabalho da Comissão, que será anunciado em 18 de outubro e definirá os objetivos de longo prazo do bloco, disse uma das fontes.

(Reportagem de Foo Yun Chee;)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. decisao sobre legislacao da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.