Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Doenças cardiovasculares estão matanto menos pessoas em países ricos

O câncer, no entanto, ainda é um problema para estes países.

Placeholder - loading - Medico acompanhando pessoa idosa (Foto: Pixabay)
Medico acompanhando pessoa idosa (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Agora, o câncer causa mais mortes entre pessoas de meia-idade em países de alta renda do que as doenças cardiovasculares, sugere um estudo. Mas globalmente, problemas cardíacos e derrames ainda são a principal causa de morte nessa idade.

Mas os pesquisadores dizem que as pessoas nos países ricos têm 2,5 vezes mais chances de morrer de câncer do que as doenças cardiovasculares nesta faixa etária. Nos países mais pobres, o inverso é verdadeiro - com doenças cardiovasculares três vezes mais propensas a causarem morte.

O estudo, publicado no Lancet, é extraído de um programa de pesquisa global que segue a vida de milhares de pessoas de 21 países.

Progresso

Pesquisadores liderados por uma equipe da Universidade McMaster do Canadá analisaram o perfil de 160 mil pessoas inscritas no programa, entre 2005 e 2016. Essas pessoas tinham uma idade média de 50 anos no início.

Houve mais de 11 mil mortes mortes, com as de países de baixa renda com quase quatro vezes mais probabilidade de morrer do que as de países de alta renda. Em cerca de 2.000 casos, a causa da morte não era clara.

Dos outros, as doenças cardiovasculares causaram mais de 40% nos países de renda média e baixa, mas menos de um quarto nos países de renda alta.

Os pesquisadores dizem que isso pode ocorrer porque os países mais ricos fornecem mais medicamentos e tratamento. Inclusive, falamos um pouco mais sobre o avanço no tratamento contra o câncer aqui.

Jeremy Pearson, da Fundação Britânica do Coração, disse que "um enorme progresso" significa que muitas pessoas estão sobrevivendo a ataques cardíacos e derrames, mas um número crescente está vivendo com "incapacidade e os efeitos debilitantes após" da doença cardiovascular.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. doencas cardiovasculares …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.