Antena 1 - Home

Estudo norte-americano aponta dicas para aliviar o estresse

  • 07/08/2017 14:30
Imagem: Estudo norte-americano aponta dicas para aliviar o estresse

Neurocientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, divulgaram informações que podem auxiliar a diminuir o estresse. As principais recomendações são manter hábitos saudáveis, como ter um sono de qualidade, boa alimentação e hidratar o organismo.

Segundo a ciência, para manter o cérebro em alto desempenho mediante às condições adversas, é necessário priorizar 5 pontos diferentes, que são: descanso, combustível, hidratação, oxigenação e a simplificação da rotina.

1- Descanso
Para os pesquisadores, ter descanso, não significa somente dormir bastante. E sim, ter um sono de qualidade que passe pelos diversos ciclos de ondas cerebrais. Em resumo,  quem desperta inúmeras vezes durante a noite, pode ter seu desempenho e capacidade cognitiva afetada no próximo dia.

2- Combustível
Outro aspecto destacado pelos pesquisadores foi chamado de combustível, que nada mais é do que a alimentação. Já que para a tomada de decisão, o cérebro utiliza um quarto a um terço da energia proveniente dos alimentos consumidos. Os cientistas destacaram que aproximadamente 2 horas após a digestão, o cérebro não consegue atingir seu melhor desempenho. Logo que o ser humano se alimenta, ele está mais apto.

Os alimentos mais indicados e que são mais eficientes para aliviar esses momentos de turbulência emocional são peixes gordurosos, como o salmão, ovos, abacate, nozes, sementes e bons óleos, como o de coco e o azeite de oliva.


3- Hidratação
Além disso, uma orientação valiosa, é a hidratação do organismo. Deve-se beber meio litro de água para cada 15 quilos de peso corporal. Para quem bebe bastante café ou álcool,  é necessário ingerir maior quantidade de água. No entanto, muitas pessoas trabalham sem se hidratar, e isso é totalmente maléfico, principalmente, para aqueles profissionais que usam demasiadamente o cérebro nas atividades rotineiras.


4- Oxigenação
Outro aspecto relevante é a oxigenação, o que quer dizer que o ser humano não deve ser sedentário durante todo o dia. Até mesmo caminhar entre as salas para ir a um reunião, já ajuda o organismo a ter melhor desempenho. Além disso, os especialistas apontam que antes de definir algo importante deve-se respirar dez vezes profundamente. 


5- Rotina simples
Outro ponto crucial é a simplificação da rotina, que consiste na prática e manutenção da atenção plena, além de adotar um regime de redução de escolhas.