Antena 1 - Home

Estudo revelou que ter filhos aumenta a expectativa de vida

  • 16/03/2017 17:00
Imagem: Estudo revelou que ter filhos aumenta a expectativa de vida

Quem tem filhos vive mais, apontou um estudo feito por cientistas do Instituto Karolinska, Instituto Sueco para Pesquisas Sociais e da Universidade de Estocolmo. De acordo com a pesquisa, homens e mulheres com filhos têm um aumento na expectativa de vida comparado aos sem filhos. Essa é a primeira análise a cogitar que a companhia e o cuidado constantes dos deles sejam o motivo da sobrevida.

Outros fatores que interferem na qualidade de vida também foram considerados, como nível de educação, região e o estado civil. Os pesquisadores concluíram que, aos 60 anos, homens com filhos têm uma expectativa de vida dois anos maior. Para as mães, a expectativa teve aumento de um ano e meio. Já aos 80 anos, homens pais tendem a viver oito meses a mais, e as mães, sete meses.

O sexo dos filhos não teve diferença na expectativa de vida. No entanto, como essa análise foi feita apenas com pais de filhos únicos, os cientistas alertam que, nesses casos, os homens podem desenvolver a mesma responsabilidade e cuidados que as filhas mulheres.

O estudo identificou como o cuidado dos filhos adultos pode ajudar na saúde e bem-estar da terceira idade de seus progenitores. No entanto, outros fatores podem interferir na expectativa de vida, como a hipótese de que muitas pessoas podem não ter filhos por problemas de saúde e de que pais tendem a ter um estilo de vida mais saudável.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!