Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Flórida evita catástrofe e começa limpeza após passagem do furacão Idalia

Placeholder - loading - Veículo em canal após chegada do furacão Idalia em Horseshoe Beach, na Flórida  30/8/2023    REUTERS/Cheney Orr
Veículo em canal após chegada do furacão Idalia em Horseshoe Beach, na Flórida 30/8/2023 REUTERS/Cheney Orr

Publicada em  

Por Marco Bello e Maria Alejandra Cardona e Steve Gorman

PERRY, Estados Unidos (Reuters) - A limpeza e a recuperação da passagem do furacão Idalia começaram nesta quinta-feira ao longo da Costa do Golfo da Flórida, onde danos materiais, perda de vidas e interrupções no fornecimento de energia foram mínimos em comparação com o último grande furacão que atingiu o Estado norte-americano há quase um ano.

Idalia atingiu a costa na manhã de quarta-feira como um poderoso furacão de categoria 3 em Keaton Beach, na região de Big Bend, na Flórida, chegando à costa com ventos sustentados de até 201 km/h, acompanhados de chuvas torrenciais e ondas violentas.

A onda de água do mar causada pela tempestade correu para o interior por quilômetros, inundando comunidades de baixa altitude e estradas em seu caminho.

No entanto, o governador da Flórida, Ron DeSantis, disse horas depois que nenhuma morte havia sido registrada em decorrência da onda da tempestade, considerada o perigo potencialmente mais letal causado por um grande furacão.

As tropas da Guarda Nacional retiraram motoristas presos de seus veículos e os colocaram em segurança nos condados de Taylor e Hernando, enquanto as equipes de emergência que percorriam as ruas submersas em barcos resgataram dezenas de pessoas das águas das enchentes em São Petersburgo, cerca de 320 km ao sul da zona de impacto.

Resgates semelhantes, em barcos, de moradores presos em suas casas por causa das enchentes foram realizados em pelo menos uma cidade do Estado vizinho da Geórgia, onde Idalia mostrou sua fúria à medida que se enfraquecia e se afastava da Flórida em direção ao norte.

Ao cair da noite, autoridades ainda estavam tentando avaliar a extensão total dos danos.

As perdas de propriedades seguradas na Flórida foram projetadas em 9,36 bilhões de dólares, informou o banco de investimentos UBS em uma nota de pesquisa com base em estimativas preliminares.

A falta de eletricidade devido à queda de árvores, postes e linhas elétricas foi generalizada, assim como edifícios danificados pelo vento e inundados, em comunidades duramente atingidas, como Perry, uma cidade a cerca de 32 quilômetros para o interior e ao norte de onde Idalia chegou à costa.

Ainda assim, Idalia foi muito menos expansivo, destrutivo ou letal do que o furacão Ian, uma tempestade de categoria 5 que atingiu a Flórida em setembro de 2022, causando 150 mortes e 112 bilhões de dólares em danos, de acordo com dados do governo dos EUA.

'As chamadas do tipo más notícias a que estávamos acostumados durante o Ian não aconteceram durante essa tempestade', disse DeSantis em uma coletiva de imprensa no final da tarde de quarta-feira.

Ele afirmou que não foram confirmadas mortes causadas pelo furacão Idalia e que, aparentemente, a maioria dos residentes em áreas vulneráveis e baixas havia atendido às ordens de retirada e aos avisos para se mudarem para áreas mais altas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. florida evita catastrofe e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.