Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Frente fria do Ártico põe fim à seca de neve em Nova York e traz frio recorde para o Oeste

Placeholder - loading - Homem pratica esqui cross-country ao longo da margem do rio Hudson no subúrbio de Nyack, em Nova York 16/01/2024 REUTERS/Mike Segar
Homem pratica esqui cross-country ao longo da margem do rio Hudson no subúrbio de Nyack, em Nova York 16/01/2024 REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

Por Julia Harte e Rich McKay

NOVA YORK (Reuters) - Milhões de norte-americanos acordaram nesta terça-feira com neve, chuva congelante e temperaturas geladas, conforme uma frente fria intensa do Ártico atingiu grande parte dos Estados Unidos, pondo fim a uma 'seca de neve' de quase dois anos na cidade de Nova York e congelando grande parte do Oeste.

Esperava-se um frio recorde nas Montanhas Rochosas, nas Grandes Planícies e no Meio-Oeste, com temperaturas abaixo de 34 graus Celsius negativos atingindo o Vale do Mississippi pela manhã.

A temperatura mais baixa do país na manhã desta terça-feira foi de -38 C na pequena cidade de Briggsdale, no Colorado, com 134 habitantes.

'Isso é loucura', disse Katie Sizemore, do Blue Mug Coffee Bar em Greeley, Colorado, quando lhe disseram que ela estava perto do local mais frio dos Estados Unidos.

Greeley, cerca de 50 km ao sul de Briggsdale, estava cerca de 13 graus mais quente do que sua vizinha ao norte, mas Sizemore disse que os habitantes locais estavam se preparando para o frio vestindo camadas extras e ligando os aquecedores.

Na cidade de Nova York, que não recebia mais de 2,5 cm de neve há quase dois anos, os moradores acordaram e viram um paraíso de inverno do lado de fora de suas janelas. O Central Park, em Manhattan, estava coberto por 3,6 cm de neve na manhã desta terça-feira, encerrando uma 'seca de neve' de 701 dias sem mais do que algo parecido com uma poeira.

Durante a madrugada, a neve acumulou de 10 a 13 cm pintando Washington de branco, enquanto em Baltimore e na Filadélfia o acumulado ficou entre 5 e 8 cm.

Esperava-se um adicional de 5 a 10 cm em toda a Nova Inglaterra, estendendo-se até o Estado de Nova York, antes de um breve alívio no meio da semana do clima frio, informou o serviço meteorológico.

Buffalo, em Nova York, recebeu de 30 a 90 cm de neve durante a noite, além dos cerca de 90 cm acumulados no fim de semana. O serviço de meteorologia emitiu um alerta de neve 'efeito lago' nesta terça-feira para grande parte do oeste de Nova York, que permanecerá em vigor até a noite de quinta-feira.

Essa queda de neve é típica do oeste de Nova York no inverno, quando as águas não congeladas dos Grandes Lagos se misturam com o ar gelado na atmosfera superior, formando nuvens que rapidamente produzem neve, de acordo com o serviço de meteorologia.

A neve também cobriu os Apalaches e o oeste da Carolina do Norte, com os Estados do sul passando por ondas de frio incomuns, de acordo com Bob Oravec, do Centro de Previsão do Tempo do serviço meteorológico em College Park, Maryland.

Nashville, Tennessee, 'que não vê muita neve pesada', acumulou de 15 a 20 cm, disse Oravec.

Em todo o país, pelo menos cinco pessoas morreram em decorrência do clima desde o fim de semana, incluindo duas por hipotermia nos últimos dias em Oregon, informou a mídia local.

Uma série de grandes quedas de energia nesse fim de semana foi, em sua maior parte, resolvida, mas mais de 50.000 clientes estavam sem eletricidade no Oregon na manhã desta terça-feira. Dezenas de milhares de pessoas ficaram às escuras em Lousiana, Texas e Alabama, de acordo com dados do PowerOutage.us.

O operador da rede elétrica do Texas pediu aos residentes do Estado que economizassem eletricidade na manhã desta terça-feira devido à alta demanda em meio à tempestade de inverno.

Mais de 3.000 voos de entrada, saída ou dentro dos Estados Unidos foram cancelados ou atrasados, sendo que o Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, e o Aeroporto LaGuardia, em Nova York, sofreram algumas das piores interrupções, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.com.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. frente fria do artico poe fim …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.