Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fumar será proibido na maioria dos locais em Portugal e a venda de tabaco será restringida

Placeholder - loading - Homem fuma do lado de fora de padaria em Lisboa 02/04/2014 REUTERS/Rafael Marchante
Homem fuma do lado de fora de padaria em Lisboa 02/04/2014 REUTERS/Rafael Marchante

Publicada em  

LISBOA (Reuters) - O governo de Portugal apresentou nesta quinta-feira uma legislação para estender a proibição de fumar a áreas externas, que incluem terraços cobertos, e restringir a venda de tabaco, pois espera criar uma geração sem tabaco até 2040.

'Com esta emenda, começaremos hoje a proteger os adultos de amanhã', disse o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, em coletiva de imprensa. Ele desconsiderou críticas de alguns grupos empresariais que dizem que as medidas são muito duras e discriminatórias.

Se aprovado pelo Parlamento, onde os governistas do Partido Socialista têm maioria, fumar próximo a prédios públicos como escolas, universidades, hospitais ou instalações esportivas, fora de restaurantes, bares e cafeterias será proibido a partir de 23 de outubro.

Restaurantes, bares e casas noturnas que tenham áreas exclusivas para fumantes com isolamento adequado poderão mantê-las até 2030.

A partir de 2025, apenas tabacarias licenciadas e lojas de aeroportos poderão vender cigarros e outros produtos de tabaco, o que significa que máquinas de venda automática, bares, restaurantes e postos de gasolina não poderão mais oferecê-los.

Sob uma diretiva da União Europeia, Portugal também muda a lei para equiparar os produtos de tabaco aquecido ao tabaco convencional. A venda de tabaco aquecido aromatizado será proibida.

O chefe da associação de restaurantes PRO.VAR, Daniel Serra, disse que as medidas tiram uma fonte de receita de pequenos negócios, muitas vezes em dificuldades. A associação nacional de revendedores de combustíveis, que operam postos de gasolina, qualificou o plano de injusto e desproporcional.

Um maço de cigarros em Portugal custa cerca de 5 euros -- um dos preços mais baixos da Europa Ocidental. Alguns argumentam que o governo deveria aumentar o imposto sobre o tabaco, mas Pizarro disse que isso não era uma prioridade, pois os preços acima de certo nível simplesmente encorajariam o contrabando.

De acordo com o governo, cerca de dois terços das mortes entre fumantes são atribuíveis ao uso do tabaco, e, em média, fumantes vivem 10 anos a menos do que não fumantes. Estima-se que em 2019 cerca de 13.500 mortes tenham sido causadas pelo tabaco em Portugal, que tem uma população de cerca de 10 milhões.

(Por Patrícia Vicente Rua)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fumar sera proibido na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.