Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Funcionários da Tesla em Xangai criticam Elon Musk por cortes em bônus

Placeholder - loading - Unidade da Tesla, em Xangai 07/01/2020 REUTERS/Aly Song
Unidade da Tesla, em Xangai 07/01/2020 REUTERS/Aly Song

Publicada em  

Atualizada em  

XANGAI (Reuters) - Trabalhadores da fábrica da Tesla em Xangai recorreram às redes sociais para apelar a Elon Musk e ao público chinês depois de serem informados no fim de semana sobre cortes em seus bônus por desempenho, de acordo com publicações online e funcionários que falaram com a Reuters.

Em diversas publicações, eles disseram acreditar que os cortes estão ligados a um acidente fatal no início deste ano na fábrica, a maior do mundo da marca, e criticaram a montadora.

A situação marca uma rara explosão de descontentamento na fábrica da Tesla em Xangai, cujos trabalhadores Musk elogiou no ano passado por 'trabalharem até às 3 da manhã' para manterem as operações funcionando durante os dois meses de lockdown impostos na cidade.

As publicações começaram a aparecer em fóruns como o Baidu Tieba no final da semana passada. Alguns foram ao Twitter, de propriedade de Musk e bloqueado na China, para escrever ao bilionário, sua mãe Maye Musk e à Tesla.

“Por favor, preste atenção ao desempenho (bônus) dos trabalhadores da linha de frente na fábrica da Tesla em Xangai sendo deduzido arbitrariamente”, disse uma pessoa com o identificador @AFeiywu no Twitter em uma mensagem direcionada a Elon Musk e à unidade da Tesla na Ásia.

Vários publicações afirmaram que os trabalhadores da unidade estavam sendo penalizados injustamente por um incidente este ano na fábrica em fevereiro, onde um trabalhador morreu.

De acordo com um relatório publicado pelo governo local de Pudong em 12 de abril, houve um acidente mecânico na oficina de soldagem da fábrica da Tesla em Xangai em 4 de fevereiro que matou um trabalhador.

A investigação do governo local concluiu que um descuido na gestão de segurança da Tesla contribuiu indiretamente para o acidente e disse que o trabalhador falecido foi o responsável direto.

Tesla e Elon Musk não comentaram o assunto.

A mãe do bilionário, Maye Musk, é uma modelo que atraiu seguidores na China. Recentemente, ela completou uma turnê de duas semanas no país, durante a qual visitou a fábrica de Xangai e promoveu seu livro de memórias.

Alguns trabalhadores disseram em redes sociais que seus bônus trimestrais foram reduzidos em cerca de 2 mil iuans (291,19 dólares).

Os salários-base na fábrica de Xangai começam em torno de 5.340 iuans por mês, com renda adicional em alguns casos por horas extras, turnos e bônus anuais e trimestrais.

Antes dos impostos, os trabalhadores podem ganhar cerca de 110 mil a 120 mil iuans por ano, incluindo bônus e pagamento de horas extras, de acordo com uma mensagem de recrutamento na conta Wechat oficial do Lingang Group, que fornece serviços de contratação para empresas da região. Esse nível de remuneração está em linha com outros fabricantes internacionais e chineses da região.

Aidan Chau, pesquisador do China Labour Bulletin, com sede em Hong Kong, disse que não é incomum que as empresas penalizem os funcionários após um acidente de trabalho, mas que geralmente o corte ocorre em um bônus relacionado à segurança.

“Descontar o bônus de desempenho, deve estar relacionado ao rendimento do trabalhador e não tem nada a ver com segurança no trabalho, é ainda mais injusto”, disse Chau.

(Por Zhang Yan, Zhuzhu Cui e Brenda Goh)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. funcionarios da tesla em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.