Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fundador do Beach Boys, Brian Wilson, comemora 81 anos

O artista é reconhecido como um dos maiores gênios da história da música

Placeholder - loading - Brian Wilson comemora 81 anos.Divulgação
Brian Wilson comemora 81 anos.Divulgação

Publicada em  

Hoje, 20 de junho, o músico e fundador da banda The Beach Boys, Brian Wilson, celebra seu 81º aniversário. Mesmo enfrentando desafios intensos ao longo de sua vida, ele é reverenciado como um dos pioneiros do rock norte-americano e considerado um dos maiores gênios do mundo da música. Ele conquistou, inclusive, esse reconhecimento de George Martin - conhecido como o "Quinto Beatle".

Com os Beach Boys, Wilson mudou para sempre o cenário musical nos Estados Unidos. Ele criou uma marca de rock 'n' roll totalmente original e inovadora. No entanto, sua revolução sonora não foi planejada. Sua abordagem revolucionária, que incluía o uso do som estéreo em primeiro plano, exigia muita dedicação e criatividade.

E, nem mesmo o fato de Brian perder a audição de um ouvido durante a infância o impediu de ser um artista tão irreverente. Se observarmos com atenção, podemos perceber que todas as mixagens da banda eram feitas em mono, em vez de estéreo, para que ele conseguisse ouvir tudo.

Na adolescência, ele ficou encantado com bandas de rock e grupos com foco em harmonias vocais. Isso, juntamente com a cultura do surf californiano, levou-o a aprender a tocar baixo e formar uma banda com seus dois irmãos, Dennis e Carl, seu primo Mike Love e um amigo de infância, Al Jardine. Assim, surgiram os Beach Boys.

Seu trabalho tinha uma complexidade sonora que se combinava com a alegria simples de fazer música. Essa dinâmica sempre caracterizou sua produção ao longo de sua carreira, que já ultrapassa meio século. Wilson continua sendo um dos músicos mais influentes e talentosos de todos os tempos. A própria banda foi considerada a mais bem-sucedida da década de 60.

Com composições interpretadas por todos os membros, o quinteto buscava expressar a atmosfera de praias e momentos agradáveis em músicas inspiradas por Chuck Berry. No entanto, as faixas criadas por Wilson apresentavam melodias harmonicamente instigantes e diferentes de qualquer outra naquela época.

Para apreciar a genialidade mencionada por George Martin, é possível mergulhar nas canções que Wilson criou ao longo dos anos, como "God Only Knows", "Wouldn't It Be Nice", "I Get Around", "Surfin' USA", “Good Vibrations”, entre outras.

Veja também:

HOJE O ANIVERSÁRIO É DELE: PAUL MCCARTNEY FAZ 81 ANOS!

DIONNE WARWICK CANCELA SHOW POR PROBLEMAS DE SAÚDE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fundador do beach boys brian …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.