Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fundo de Aviação Civil poderá socorrer aéreas com crédito e garantias, diz Mercadante

Placeholder - loading - Aviões da Embraer 05/08/2023 REUTERS/Gabriel Araujo
Aviões da Embraer 05/08/2023 REUTERS/Gabriel Araujo

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Fundo Nacional de Aviação Civil poderá ser usado para ajudar as empresas aéreas brasileiras que ainda sofrem os impactos da crise no setor causado pela pandemia de Covid-19, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira.

Segundo ele, os recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil poderão ser usados como canal de financiamento às companhias e eventualmente como um garantidor de empréstimos do setor.

Os detalhes do apoio, de acordo com Mercadante, ainda estão sendo discutidos no governo e não há prazo para um anúncio.

'Temos um fundo, o da Aviação Civil,...formado por contribuições que vêm de atividades ligadas à esse setor e que pode ser acionado como fundo garantidor e oferecer crédito“, disse a jornalistas o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

'Tem sim essa discussão para buscar criar uma linha de crédito e usar esse fundo para superar a crise no setor … mas o fundo tem que passar por alguns ajustes', acrescentou.

Mercadante destacou que, depois da pandemia, as empresas aéreas de Europa e dos EUA receberam subsídios de seus governo para compensar perdas financeiras privadas pela baixa operação de voos, enquanto no Brasil não houve apoio.

'Os aviões ficaram quase um ano o chão e tendo que pagar equipe, leasing, taxa de aeroportos, os custos continuaram e as empresa sem faturamento. O setor aéreo é importante para nós, hoje elas estão bem, com faturamento crescente e resultados excelentes, mas ainda têm um passivo da pandemia.'

EMBRAER

Mercadante disse ainda que o BNDES deve apoiar este ano o financiamento de mais de 90 aeronaves da Embraer, ante 67 em 2023.

Ele destacou que a demanda por aviões da Embraer é crescente e muitos países têm procurado a empresa para manifestar potencial interesse nos jatos da companhia.

'O Paraguai por exemplo quer comprar aviões da Embraer. O BNDES foi convidado para conversar com o presidente da República para financiar essa compra', disse Mercadante.

'São vários países com pedidos muito sólidos, não só de aviões comerciais mais também do KC-390 e o super Tucano, e nós ainda discutindo com eles o Eve, o carro voador. Todos os pedidos que chegam da Embraer nos olhamos com muita atenção.'

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fundo de aviacao civil podera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.