Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

GlobalFoundries processa IBM e diz que segredos comerciais foram dados ilegalmente à japonesa Rapidus

Placeholder - loading - Tela com logo da GlobalFoundries em Nova York 18/10/2021 REUTERS/Brendan McDermid
Tela com logo da GlobalFoundries em Nova York 18/10/2021 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Por Jane Lanhee Lee

OAKLAND, CALIFÓRNIA (Reuters) - A fabricante de chips GlobalFoundries disse na quarta-feira que abriu um processo contra a IBM, acusando-a de compartilhar ilegalmente propriedade intelectual confidencial e segredos comerciais.

A GlobalFoundries, com sede em Nova York, disse em processo que a IBM compartilhou IP e segredos comerciais com a Rapidus, um novo consórcio japonês apoiado pelo Estado com o qual a IBM está trabalhando para desenvolver e produzir chips de dois nanômetros de ponta.

A empresa também afirmou que a IBM divulgou ilegalmente e fez uso indevido de sua propriedade intelectual com a Intel , observando que a IBM havia anunciado em 2021 uma colaboração com a Intel para chips de próxima geração.

'A IBM está recebendo injustamente potencialmente centenas de milhões de dólares em receita de licenciamento e outros benefícios', disse a GlobalFoundries em um comunicado.

A IBM recuou em uma declaração enviada por e-mail à Reuters dizendo: “A GlobalFoundries entrou com esse processo sem mérito depois que um tribunal rejeitou a tentativa da empresa de descartar a fraude legítima da IBM e as reivindicações de quebra de contrato. Suas alegações são totalmente infundadas e estamos confiantes de que o tribunal concordará”.

A Intel se recusou a comentar e o Rapidus não estava imediatamente disponível.

A denúncia diz que a GlobalFoundries e a IBM desenvolveram tecnologia de forma colaborativa ao longo de décadas em Albany e que o direito exclusivo de licenciar e divulgar a tecnologia foi vendido para a GlobalFoundries em 2015.

A GlobalFoundries está buscando indenizações compensatórias e punitivas, bem como uma liminar contra a IBM para parar de usar os segredos comerciais. A companhia também disse que a IBM está recrutando engenheiros da GlobalFoundries - esforços que se aceleraram desde que a parceria Rapidus foi anunciada em dezembro de 2022, e pediu ao tribunal que ordenasse o fim desses esforços de recrutamento.

A Rapidus, que conta com a Sony , a NEC e outras grandes empresas de tecnologia como membros do consórcio, é de importância estratégica nacional e foi aclamada no Japão como um símbolo da cooperação com os Estados Unidos.

Esta é a segunda vez que a GlobalFoundries processa a IBM desde que comprou as fábricas de semicondutores da empresa em 2015.

Em 2021, a GlobalFoundries pediu a um juiz que declarasse que não violou um contrato com a IBM, que alega que lhe são devidos 2,5 bilhões de dólares em danos. Esta disputa ainda está em andamento, de acordo com um porta-voz da GlobalFoundries.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. globalfoundries processa ibm …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.