Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo argentino tira o capítulo fiscal da 'lei ônibus' para facilitar aprovação, diz ministro

Placeholder - loading - O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, responde a perguntas durante coletiva de imprensa na Casa Rosada em Buenos Aires, Argentina 26/01/2024 REUTERS/Tomas Cuesta
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, responde a perguntas durante coletiva de imprensa na Casa Rosada em Buenos Aires, Argentina 26/01/2024 REUTERS/Tomas Cuesta

Publicada em  

BUENOS AIRES (Reuters) - O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, disse nesta sexta-feira que o governo decidiu retirar o capítulo fiscal da chamada 'lei ônibus', que gerou um grande debate com governadores e parlamentares da oposição, para facilitar e acelerar sua aprovação no Congresso.

Apesar de retirar a parte fiscal da proposta, que incluía uma reforma no cálculo das pensões, uma externalização de ativos não declarados e um aumento de impostos, o governo mantém o objetivo de alcançar o equilíbrio fiscal, disse Caputo em entrevista coletiva na Casa Rosada, em Buenos Aires.

'Isso não significa, de forma alguma, que vamos abandonar nosso compromisso de alcançar o equilíbrio fiscal, nossa meta de déficit zero', explicou Caputo.

'O que estamos buscando é levar tranquilidade para as pessoas e os diferentes atores econômicos de que as duas coisas vão ocorrer: não se vai deixar de cumprir a meta de déficit zero e, ao fazer isso, facilitaremos (...) a aprovação da parte mais importante da lei', acrescentou.

A lei 'ônibus' é um pacote abrangente de reformas que vai desde aumentos de impostos até privatizações que enfrentou obstáculos para sua aprovação porque o partido governista tem minoria nas duas casas do Congresso.

O presidente libertário Javier Milei, que assumiu o cargo em dezembro, tenta reanimar a terceira maior economia da América Latina, que tem uma das taxas de inflação mais altas do mundo e um nível de pobreza de mais de 40%.

Caputo, que confirmou que assumirá a área de infraestrutura em seu portfólio após a saída do ministro Guillermo Ferraro, disse que, após uma inflação de mais de 200% em 2023, a alta de preços diminuiu 'acentuadamente' nas últimas duas semanas.

(Reportagem de Eliana Raszewski)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo argentino tira o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.