Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Grupos antirracistas criticam “blackface” desfiles de Reis na Espanha

Placeholder - loading - Participantes fantasiados e com blackface participam de desfile anual da véspera do Dia dos Três Reis Magos, em Alcoy, Espanha 05/01/2024 REUTERS/Eva Manez
Participantes fantasiados e com blackface participam de desfile anual da véspera do Dia dos Três Reis Magos, em Alcoy, Espanha 05/01/2024 REUTERS/Eva Manez

Publicada em  

Por David Latona e Joan Faus e Eva Manez

ALCOY, Espanha/BARCELONA/MADRI (Reuters) - Ativistas espanhóis contra o racismo pediram o fim do uso da pintura “blackface”, visto em muitas das tradicionais comemorações do Dia de Reis no país.

Primeira negra a integrar o Parlamento espanhol, Rita Bosaho afirmou que a prática — comum nos desfiles anuais de 5 de janeiro, véspera do Dia de Reis, retratando os três Reis Magos que levaram presentes a Jesus — mancha a memória de pessoas escravizadas e desempodera crianças negras.

Nos desfiles, atores que interpretam os reis sobem em carros alegóricos e jogam doces para as crianças. Textos cristãos antigos descrevem um dos Reis, Baltazar, como um africano. Pinturas do Renascimento o retratam como um negro.

Na cidade de Alcoy, que tem uma longa tradição nos desfiles, dezenas de pessoas interpretando o papel de pajens acompanharam os reis no evento de sexta, com rostos pintados de preto e lábios exageradamente vermelhos.

Bosaho, que liderou o departamento de diversidade racial no Ministério da Igualdade de 2020 a 2023, afirma que o uso do “blackface” segue devido à falta de debate sobre o racismo que, segundo ela, está permeado na sociedade espanhola.

“Passa uma mensagem de racismo, de que nossa pele não importa”, afirmou.

Quem defende a prática afirma que ela não tem a intenção de ser racista e é apenas uma continuidade da tradição.

“Não nos consideramos xenófobos ou racistas, nem consideramos racista o fato de algumas pessoas se vestirem e se maquiarem para interpretar um papel e trazer alegria às crianças”, afirmou Eduard Creus, chefe da empresa privada que organiza o desfile na cidade de Igualada.

Localizada no nordeste, Igualada tem o desfile mais antigo da região da Catalunha e a maioria dos seus cerca de 800 participantes usam blackface.

(Reportagem de David Latona, Eva Manez, Catherine Macdonald e Joan Faus)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. grupos antirracistas criticam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.