Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Happy Xmas (War Is Over)': Então é Natal, com John Lennon e Yoko Ono

Uma ode natalina do ex-Beatle, criada no pós-separação da banda, tornou-se um clássico atemporal do feriado

Placeholder - loading - 'Happy Xmas (War Is Over)': Então é Natal, com John Lennon e Yoko Ono.Divulgação
'Happy Xmas (War Is Over)': Então é Natal, com John Lennon e Yoko Ono.Divulgação

Publicada em  

O sétimo single solo de John Lennon, composto e gravado em outubro de 1971 no violão, em parceria com sua esposa Yoko Ono em seu hotel em Nova York, é muito mais do que uma simples canção de Natal. Esta obra, intitulada "Happy Xmas (War Is Over)", transcende os limites do convencional, incorporando uma série de lutas sociais e uma crítica velada à tradição natalina, rotulada por John como o "Natal Branco".

A atmosfera natalina peculiar foi co-produzida pelo próprio John e Yoko junto a Phil Spector. O lançamento nos Estados Unidos ocorreu em 1º de dezembro de 1971, marcando as festividades daquele ano. No entanto, no Reino Unido, uma disputa entre John e a editora Northern Songs, dos Beatles, adiou o lançamento até 24 de novembro do ano seguinte.

Os créditos complexos da faixa incluíram reconhecimento à Plastic Ono Band e ao Harlem Community Choir. Participaram da gravação figuras notáveis, como Nicky Hopkins no piano, sinos e glockenspiel, e o renomado baterista Jim Keltner, responsável pelos sinos atmosféricos do trenó. O título da música já era familiar aos seguidores de John e Yoko, graças aos cartazes lançados em 1969, proclamando "A Guerra acabou! Se você quiser – Feliz Natal de John e Yoko".

A composição da música reflete a posição pacifista do casal, conhecido por suas posturas anti-guerra. Eles aproveitaram a ocasião natalina para promover a paz mundial, incorporando mensagens ativistas em seus cartazes de 1969, que proclamavam o fim da guerra do Vietnã. Há uma filmagem do Beatle explicando a campanha de Natal, onde ele diz: “O evento do pôster, mundial, era para o Natal. Era para tentar ter pelo menos um pedido pela paz na Terra, porque é tudo isso: feliz aniversário, Cristo. É sobre isso”. E, se pudesse fazer um pedido, qual seria? “Paz na Terra. Isso significa fim da violência, sem crianças famintas, sem bombas, lares violentos. Sem violência, sem frustrações, sem medo”.

Surpreendentemente, no Reino Unido, a música estreou em 23º lugar nas paradas, mas ganhou impulso nas semanas prévias ao feriado, alcançando a 4ª posição. A trajetória da canção nas paradas dos EUA foi marcada por desafios, com uma exposição limitada nas rádios no ano anterior. Apesar disso, atingiu o terceiro lugar na Billboard.

Mas, o verdadeiro sucesso da música revelou-se ao longo dos anos. Em diversas ocasiões, como após a morte de Lennon em 1980, "Happy Xmas" alcançou posições elevadas nas paradas. Sua notável resiliência foi evidenciada em 2007, ao entrar no Top 40, e novamente em 2018 e 2020, retornando ao Top 20.

Além de seu impacto nas paradas, "Happy Xmas" inspirou inúmeras covers ao longo das décadas. Artistas renomados, como Neil Diamond, Diana Ross e uma versão notável de Miley Cyrus e Mark Ronson com Sean Ono Lennon em 2018, prestaram homenagem a este clássico festivo, solidificando sua posição como uma obra atemporal e universalmente amada.

Veja também:

DA AMIZADE À DISCÓRDIA: A PARCERIA ENTRE PAUL MCCARTNEY E MICHAEL JACKSON

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. happy xmas war is over entao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.