Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jogar videogame 3D pode ser benéfico para idosos

Segundo estudo, hábito pode resultar em efeitos positivos na terceira idade, como proteger a memória

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Jogar videogame 3D pode ser benéfico para idosos"

Publicada em  

De acordo com estudo canadense, idosos que jogam partidas de videogame 3D podem proteger a memória, o que poderia ser uma estratégia de prevenção a complicações como demências mais leves e até o Alzheimer. Pesquisa evidencia que há, também, melhora na cognição e no equilíbrio.

Participaram do estudo, que durou seis meses, pessoas entre 55 e 75 anos. Voluntários foram divididos em grupos distintos. Parte deles foram orientados a jogar videogames 3D por 30 minutos diários, em cinco dias por semana. Outra parte, fez pela primeira vez na vida, aula de piano. E uma terceira parcela não realizou nenhuma atividade.

Os cientistas analisaram os resultados por meio de métodos específicos após terminar o experimento e seis meses depois do estudo.

Apenas os participantes do grupo que jogava videogame apresentou aumento do volume de matéria cinzenta no hipocampo e no cerebelo, além disso, houve melhora na memória de curto prazo.

Quem praticou piano, também, teve melhoras neurais, porém bem menos do que aqueles que se entretinham com videogames. Enquanto, quem não realizou tarefa alguma registrou sinais de atrofia nas três regiões do cérebro avaliadas.

A matéria cinzenta tende a se atrofiar quando os indivíduos envelhecem, por isso, estudiosos ressaltam a importância de aprender coisas novas na terceira idade.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. jogar videogame 3d pode ser …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.