Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

John Grisham e outros grandes autores dos EUA processam OpenAI por direitos autorais

Placeholder - loading - Logo da OpenAI 21/2/2023 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo
Logo da OpenAI 21/2/2023 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Blake Brittain

(Reuters) - Uma associação de autores norte-americanos processou a OpenAI no tribunal federal de Manhattan em nome de escritores proeminentes, incluindo John Grisham, Jonathan Franzen, George Saunders, Jodi Picoult e George R.R. Martin, de 'Game of Thrones', acusando a empresa de usar o trabalho dos escritores para treinar ilegalmente seu popular chatbot de inteligência artificial ChatGPT.

A proposta de ação coletiva movida na noite de terça-feira pelo Authors Guild se junta a várias outras de escritores, proprietários de código-fonte e artistas visuais contra fornecedores de IA generativa. Além do OpenAI, apoiado pela Microsoft, ações judiciais semelhantes estão pendentes contra a Meta e a Stability AI em relação a dados usados para treinar seus sistemas de IA.

Outros autores envolvidos no último processo incluem o escritor de 'O Poder e a Lei', Michael Connelly, e os advogados-romancistas David Baldacci e Scott Turow.

Representantes da OpenAI não responderam imediatamente a um pedido de comentários nesta quarta-feira. A OpenAI e outros réus de processos relacionados à IA têm dito que o uso de dados de treinamento extraídos da internet se qualifica como uso justo sob a lei de direitos autorais dos EUA.

Um porta-voz da OpenAI disse nesta quarta-feira que a empresa respeita os direitos dos autores e está 'tendo conversas produtivas com muitos criadores ao redor do mundo, incluindo o Authors Guild'.

A presidente-executiva do Authors Guild, Mary Rasenberger, disse em comunicado nesta quarta-feira que os autores 'devem ter a capacidade de controlar se e como suas obras são usadas pela IA generativa' para 'preservar nossa literatura'.

O processo do Authors Guild afirma que os conjuntos de dados usados para treinar o grande modelo de linguagem da OpenAI para responder a solicitações humanas incluíam textos dos livros dos autores que podem ter sido retirados de repositórios ilegais online de livros 'piratas'.

A queixa afirma que o ChatGPT gerou resumos precisos dos livros dos autores quando solicitado, indicando que o texto deles está incluído em seu banco de dados.

O processo também citou preocupações crescentes de que os autores poderiam ser substituídos por sistemas como o ChatGPT, que 'geram e-books de baixa qualidade, personificando autores e substituindo livros de autoria humana'.

(Reportagem de Blake Brittain em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. john grisham e outros grandes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.