Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Juiz dos EUA rejeita pedido de autor de ação contra Tesla para anular julgamento

Placeholder - loading - Logo da Tesla  21/10/2020 REUTERS/Arnd Wiegmann
Logo da Tesla 21/10/2020 REUTERS/Arnd Wiegmann

Publicada em  

Por Daniel Wiessner

(Reuters) - Um ex-funcionário negro de uma fábrica Tesla que processou a fabricante de veículos elétricos por discriminação racial teve rejeitada nesta sexta-feira uma tentativa de anulação do julgamento, depois de alegar que os advogados da empresa violaram as regras do tribunal ao tentarem virar os jurados contra ele.

Os advogados do autor Owen Diaz entraram com uma petição para a anulação do julgamento no tribunal federal de São Francisco pouco antes do início do último dia de um julgamento de uma semana em que um júri está considerando quanto a Tesla deve pagar a Diaz por sujeitá-lo a calúnias raciais, ameaças e outros incidentes.

O juiz distrital William Orrick negou a petição durante uma conferência pré-julgamento, dizendo que Diaz não demonstrou que os comentários dos advogados de Tesla haviam prejudicado o júri. Orrick também alertou os advogados de Diaz contra fazer 'ataques ad hominem' contra a equipe jurídica da empresa.

Um júri diferente em 2021 considerou a Tesla responsável por discriminação, o que Orrick manteve ao concluir que os 137 milhões de dólares que o júri havia concedido em danos eram excessivos.

Diaz rejeitou um valor reduzido de 15 milhões de dólares e optou por um novo julgamento por danos. Orrick barrou a introdução de qualquer nova evidência ou testemunho no novo julgamento, que começou na segunda-feira.

Os advogados de Diaz disseram na sexta-feira que a equipe jurídica de Tesla questionou indevidamente ele e outras testemunhas durante o julgamento desta semana sobre supostos incidentes em que Diaz chamou uma colega de trabalho de 'mexicana burra' e perguntou a uma funcionária se ela namorou homens negros.

Diaz negou ter feito esses comentários e seus advogados alegaram que Tesla havia violado a ordem de Orrick que proíbe novas evidências.

Mas Orrick concordou com os advogados da empresa que o questionamento de Diaz era apropriado porque seus supostos comentários estavam relacionados a incidentes discutidos durante o julgamento de 2021.

O júri pode dar um veredicto já na tarde desta sexta-feira. É provável que a Tesla conteste qualquer veredicto que conceda indenização a Diaz.

A Tesla disse que não tolera discriminação e leva a sério as reclamações dos trabalhadores.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. juiz dos eua rejeita pedido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.