
Itens de Bruce Springsteen serão leiloados
Paul McCartney pode fazer shows no Brasil ainda em 2017
Tears For Fears fará apresentação no Rock in Rio
VEJA MAIS
Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (3) no periódico científico da American Chemical Society apontou uma alternativa para a medição do diabetes sem o uso de agulhas. A novidade é uma lente de contato equipada com um sensor biométrico capaz de aferir o nível de glicose do paciente.
Os sensores conseguem monitorar os sinais biológicos, como glicemia e ácido úrico, apenas por meio da análise das lágrimas do indivíduo – sem a utilização do sangue.
De acordo com Gregory Herman, da Universidade do Estado do Oregon e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, os sensores das lentes possuem uma enzima sensível à glicose. Assim, cada vez que o dispositivo está na presença de açúcar, a enzima se modifica.
Inicialmente, a tecnologia foi desenvolvida para aferir apenas as taxas de glicemia no sangue. No entanto, as pesquisas se expandiram para que a lente também monitore outros sinais biológicos, como ácido úrico e colesterol.
A tecnologia ainda está em fase de testes, mas as lentes – que devem ser mais baratas que os procedimentos comuns — podem ser produzidas em escala industrial havendo apoio das empresas. Herman antecipa, inclusive, que já estão em busca de colaborações com a iniciativa privada para colocar a tecnologia em prática.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!