Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula cancela agendas de quarta e quinta para fazer novo tratamento no quadril

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião em Brasília 25/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião em Brasília 25/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou as agendas desta quarta-feira e também do dia seguinte para fazer uma nova infiltração no quadril para tratar uma artrose que o tem incomodado e que o levará a passar por uma cirurgia prevista para outubro.

O procedimento, realizado no final da manhã no hospital Sírio-Libanês em Brasília, foi uma denervação percutânea, de acordo com nota da Presidência da República. O tratamento consiste da injeção de medicamentos em pontos estratégicos para bloquear os nervos da articulação, combater a inflamação e melhorar a lubrificação da articulação. É necessário anestesia local e sedação.

De acordo com a nota da Presidência, o procedimento foi feito 'para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro, uma artroplastia de quadril, para a solução definitiva do problema'.

'O procedimento de hoje foi realizado sem intercorrências e o presidente deve cumprir agenda no Palácio da Alvorada até esta quinta-feira', acrescentou.

Nesta quarta, Lula tinha previsto um evento sobre educação, que foi adiado. A visita do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, marcada para quinta, será agora na sexta-feira, ainda no Alvorada.

No domingo, antes de evento no sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP), o presidente já havia feito uma infiltração no hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Na terça-feira, durante o programa semanal Conversa com o Presidente, ele disse que tem sentido muita dor e fará uma cirurgia em outubro.

'O que me sobra de tempo é outubro. Tenho que calcular bem para que, no meio de outubro... eu fazer a cirurgia, uma cirurgia razoavelmente rápida. E depois vai depender da minha disciplina de recuperação. É uma tranquilidade do ponto de vista científico, e eu vou fazer, porque não quero ficar com dor', disse o presidente, revelando que tem ficado de mau humor por causa do incômodo.

Lula tem uma artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste a articulação entre o osso da perna e o quadril, e acontece normalmente com a idade. A infiltração que Lula irá fazer é uma injeção no local feita com analgésicos e corticóides para controlar a dor, mas apenas uma cirurgia pode ajudar a resolver o problema.

Nos meses de agosto e setembro Lula emenda uma sequência de viagens que começam no dia 9 de agosto com a cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Belém, e encerra no final de outubro com a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, mas passa ainda pela reunião do G20 na Índia e a Cúpula dos Brics, na África do Sul.

(Reportagem de Lisandra ParaguassuEdição de Camila Moreira e Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula cancela agendas de 4 e 5 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.