Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula diz que Brasil pode encerrar o ano com criação de 2 milhões de empregos formais

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto 27/10/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto 27/10/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Brasil possivelmente encerrará o ano com a criação de 2 milhões de empregos formais e que o Produto Interno Bruto brasileiro deve crescer três vezes mais do que o Fundo Monetário Internacional (FMI) previa no início de 2023.

'Vamos colher muito a partir de 2024. Possivelmente a gente chegue no final do ano a 2 milhões de empregos com carteira profissional assinada. Esse ano, o PIB vai crescer três vezes mais do que o FMI previa no começo do ano', disse Lula durante live em suas redes sociais.

Na segunda-feira, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostraram que o país criou 211.764 vagas de emprego formal em setembro, superando a expectativa dos economistas.

No acumulado do ano até setembro, a criação de postos com carteira assinada somou 1,6 milhão, contra abertura de 2,2 milhões de vagas no mesmo período de 2022.

Na live, o presidente ainda enfatizou que acredita haver 'espaço' para uma maior participação da indústria na economia do país e que é necessário elevar o PIB industrial brasileiro. Ele afirmou que não vê incompatibilidade entre o incentivo duplo aos setores industrial e do agronegócio.

Lula defendeu também o agronegócio brasileiro como um setor que possui muita tecnologia e disse que não é 'uma coisa grotesca como alguns tentam passar'. De acordo com ele, é preciso aliar as políticas industrial e agrícola do país.

'Obviamente que o Brasil tem espaço para o agronegócio e tem espaço para a indústria. O Brasil precisa voltar a ter investimento em indústria. O PIB industrial precisa voltar a crescer', disse.

Lula destacou que enxerga seu primeiro ano de mandato como 'exitoso' e que o governo conseguiu reconstruir políticas públicas que haviam sido descontinuadas e recuperar a imagem do Brasil no cenário internacional.

Ele garantiu que ao longo de seu governo 'a economia vai dar certo, os empregos vão acontecer e o salário vai subir', e disse que deseja fazer uma 'revolução' no país para melhorar as condições de vida da população brasileira.

De acordo com a mais recente pesquisa Focus do Banco Central, divulgada na segunda-feira, economistas consultados preveem expansão do PIB deste ano a 2,89%. Em janeiro, o FMI havia previsto crescimento do PIB do Brasil de 1,2% em 2023.

(Por Fernando Cardoso, em São PauloEdição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula diz que brasil pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.