Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Maha Energy prevê acordos para fusão de ativos de 3R e PetroReconcavo no 2º tri

Placeholder - loading - Bomba de petróleo em exploração onshore
Bomba de petróleo em exploração onshore

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Fabio Teixeira

RIO DE JANEIRO (Reuters) -A sueca Maha Energy prevê o fechamento de acordos para uma fusão de ativos entre as brasileiras 3R Petroleum e PetroReconcavo ao longo do segundo trimestre, abrindo caminho para a criação da segunda maior produtora de óleo e gás independente do Brasil, afirmaram executivos da companhia nesta quinta-feira.

Na véspera, a Maha informou em uma carta pública que comprou 5% da 3R e apresentou ao conselho de administração da companhia brasileira uma sugestão para a combinação dos ativos onshore (em terra) da 3R com os da PetroReconcavo no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Sob a proposta, que fez as ações das petroleiras brasileiras dispararem, as concessões de petróleo onshore e os ativos de midstream e downstream da 3R seriam combinados com a PetroReconcavo. A 3R manteria ainda o controle de seus ativos offshore (marítimos), e seus acionistas receberiam ações na PetroReconcavo.

'Estamos fortemente convencidos de que este é o caminho natural para criar valor para os acionistas', disse o presidente do conselho da Maha, Paulo Thiago Mendonça, em videoconferência com analistas.

Uma proposta formal de negócio para a combinação de ativos entre as duas petroleiras brasileiras poderá ser apresentada até o fim de fevereiro, para o início das negociações, disseram executivos da Maha Energy, que prevê a conclusão da operação ainda no terceiro trimestre do ano.

A empresa a ser criada a partir da transação, segundo Mendonça, seria a segunda maior produtora independente de óleo e gás do Brasil, perdendo apenas para a Prio.

O passo da sueca visa um movimento de consolidação do mercado, depois que as duas brasileiras compraram nos últimos anos ativos da Petrobras, que durante governos anteriores vendeu bilhões de dólares em campos menores, enquanto focava seus esforços em áreas de maior rentabilidade no pré-sal.

Para os executivos da Maha, o mercado de ações atualmente não avalia adequadamente o valor intrínseco nem da 3R Petroleum nem da PetroReconcavo e há enormes oportunidades a serem capturadas por ambas as empresas em sinergias.

Às 13h35, as ações da PetroReconcavo disparavam quase 13%, enquanto os papéis da 3R saltavam cerca de 8%. O Ibovespa mostrava queda de 0,6%.

Analista do Safra afirmaram em uma 'impressão inicial' que o acordo proposto pela Maha 'é positivo para os acionistas da 3R.

Os analistas destacaram que o valor patrimonial considerado dos ativos onshore seria quase equivalente ao valor total de mercado atual da empresa e eles acabariam com uma participação de 50% numa operação onshore maior e menos endividada - a empresa combinada -, mantendo a participação na 3R offshore sem dívidas e a um custo virtualmente baixo'.

Eles também veem a transação de forma positiva para a PetroReconcavo, 'pois, apesar de incorporar os ativos com prêmio aos múltiplos de mercado...ainda seria inferior ao múltiplo atual da PetroReconcavo'.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. maha energy preve fechar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.