Merkel promete que lockdown não durará um dia além do necessário
Publicada em
BERLIM (Reuters) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fez um apelo aos seus compatriotas nesta quinta-feira para terem um pouco mais de paciência depois de combinar com líderes regionais a prorrogação de um lockdown contra o coronavírus até 7 de março, e disse que as restrições não serão mantidas nem um dia a mais do que o necessário.
Discursando à câmara baixa do Parlamento, Merkel disse que a renovação é necessária para evitar uma terceira onda devido ao risco representado por novas variantes do vírus.
'Sei que o que conseguimos em nossa luta contra o vírus teve, e ainda está tendo, um preço alto', disse Merkel.
Uma redução gradual das novas infecções diárias aumentou a pressão por um relaxamento das restrições severas em vigor desde meados de dezembro, e Merkel acertou com os premiês estaduais que algumas escolas e cabeleireiros podem reabrir antes de 7 de março.
Procurando garantir os alemães que o lockdown está ajudando, Merkel disse estar ciente de que se trata da restrição de liberdades mais rígida da Alemanha pós-guerra e que sabe que muitas pessoas estão solitárias e preocupadas com dinheiro e com seu futuro.
'Como democracia, temos a tarefa de não manter as restrições em vigor nem um dia a mais do que o necessário', disse.
A maior economia da Europa encolheu 5% no ano passado, e alguns negócios estão desolados com a prorrogação mais recente e com a ausência de um cronograma de relaxamento.
(Por Thomas Escritt e Madeline Chambers)
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO