Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Moedas digitais de bancos centrais têm apoio limitado, mostra pesquisa

Placeholder - loading - Funcionário lituano segura moeda de prata produzida para ser trocada pela moeda digital lançada pelo banco central da Lituânia em Vilnius 01/06/2020 REUTERS/Andrius Sytas
Funcionário lituano segura moeda de prata produzida para ser trocada pela moeda digital lançada pelo banco central da Lituânia em Vilnius 01/06/2020 REUTERS/Andrius Sytas

Publicada em  

Por Marc Jones

LONDRES (Reuters) - A pesquisa mais abrangente do setor de investimento global sobre moedas digitais desenvolvidas por bancos centrais mostrou, até o momento, um apoio limitado e falta de compreensão de como funcionaria um dólar, euro, iene ou libra digitais.

A pesquisa realizada pelo CFA Institute, associação mundial de banqueiros, investidores e chefes financeiros, constatou que apenas 42% dos mais de 4.150 entrevistados acreditavam que as moedas digitais de bancos centrais, ou CBDCs, deveriam ser lançadas.

Vários países, incluindo Bahamas e Nigéria, já lançaram CBDCs, e cerca de 130 outros, representando 98% da economia global, estão estudando se devem fazer o mesmo.

'Mesmo para um grupo sofisticado e alfabetizado financeiramente como nossos membros, há muito pouco entendimento sobre o que são os CBDCs', disse Olivier Fines, do CFA Institute, à Reuters.

Também havia 'um sentimento geral de ceticismo' sobre seus possíveis benefícios, especialmente em economias desenvolvidas, onde as pessoas já podem pagar por produtos instantaneamente online ou usando telefones celulares, disse ele.

Apenas 37% dos entrevistados de mercados desenvolvidos disseram que eram a favor de um CBDC contra 61% dos mercados emergentes.

Apenas 31% dos entrevistados norte-americanos apoiaram a criação de um dólar digital, seguidos por 38% no Canadá, 45% na União Europeia e 46% no Reino Unido.

Na China, por outro lado, onde o Banco do Povo da China está atualmente executando o maior projeto piloto de CBDC do mundo, a taxa de apoio foi de 70%, enquanto na Índia, que espera lançar uma e-rupia no próximo ano, foi de 66%.

'Há uma divisão clara e muito significativa', disse Fines, atribuindo-a a uma provável 'percepção nas economias em desenvolvimento de que um CBDC poderia preencher uma lacuna que pode não existir no mundo desenvolvido'.

De longe, a maior preocupação absoluta sobre CBDCs globalmente era o risco de hacking cibernético, com 69%. A privacidade dos dados também foi uma grande preocupação para 64% dos entrevistados nos mercados desenvolvidos e 57% nas economias em desenvolvimento.

No geral, porém, as principais questões eram quais benefícios os CBDCs trariam em comparação com os sistemas de pagamento existentes. 'Não acho que o argumento foi resolvido sobre se isso é absolutamente necessário', disse Fines.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. moedas digitais de bancos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.