Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mundo provavelmente verá em breve 1,5°C de aquecimento, diz organização meteorológica

Placeholder - loading - Um urso polar do sudeste da Groenlândia em gelo glacial ou de água doce, setembro de 2016.  Thomas W. Johansen/NASA Oceans Melting Greenland/Handout via REUTERS
Um urso polar do sudeste da Groenlândia em gelo glacial ou de água doce, setembro de 2016. Thomas W. Johansen/NASA Oceans Melting Greenland/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Gloria Dickie

(Reuters) - Pela primeira vez, é mais provável que as temperaturas globais ultrapassem 1,5 grau Celsius de aquecimento nos próximos cinco anos, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira.

Mas isso não significa necessariamente que o mundo cruzaria o limiar de aquecimento de longo prazo de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais estabelecidos no Acordo de Paris de 2015.

Com uma chance de 66% de atingir temporariamente 1,5°C até 2027, 'é a primeira vez na história que é mais provável que excedamos 1,5°C', disse Adam Scaife, chefe de previsão de longo prazo do britânico Met Office Hadley Center, que trabalhou na mais recente Atualização Global Anual para Decadal do Clima, da OMM.

O relatório do ano passado tinha colocado as chances em cerca de 50-50.

Parcialmente responsável por aumentar a chance de atingir 1,5°C é um padrão climático do El Niño que deve se desenvolver nos próximos meses. Durante esse fenômeno natural, as águas mais quentes do Pacífico tropical aquecem a atmosfera acima, elevando as temperaturas globais.

O El Niño 'se combinará com as mudanças climáticas induzidas pelo homem para empurrar as temperaturas globais para um território desconhecido', disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado à imprensa.

A probabilidade de exceder temporariamente 1,5°C tem aumentado com o tempo. Entre 2017 e 2021, por exemplo, os cientistas estimaram apenas 10% de chance de atingir 1,5°C.

(Reportagem de Gloria Dickie em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mundo provavelmente vera em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.