Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Museu de Auschwitz condena vídeo de partido nacionalista usando imagens do local

Placeholder - loading - Portão de Auschwitz com a frase 'Arbeit Macht Frei' (O trabalho liberta), perto de Oswiecim, Polônia 19/01/2023 Triumph of the Spirit/Yochai Hillel/Handout via REUTERS
Portão de Auschwitz com a frase 'Arbeit Macht Frei' (O trabalho liberta), perto de Oswiecim, Polônia 19/01/2023 Triumph of the Spirit/Yochai Hillel/Handout via REUTERS

Publicada em  

VARSÓVIA (Reuters) - Um vídeo do partido nacionalista governista da Polônia Lei e Justiça (PiS) que usa imagens do campo de extermínio alemão nazista de Auschwitz é um insulto para aqueles que perderam suas vidas lá, disse nesta quarta-feira o museu que preserva o local.

O pequeno vídeo, que o partido postou nas redes sociais, tem como objetivo desencorajar as pessoas de comparecerem a um ato da oposição que acontecerá em Varsóvia no domingo.

A resposta se refere a um tuíte do proeminente crítico do governo e ex-editor da Newsweek polonesa, Tomasz Lis, que disse que 'uma câmara' será encontrada para o líder do PiS, Jaroslaw Kaczynski, e o presidente aliado do PiS, Andrzej Duda.

Tendo como pano de fundo o notório portão 'Arbeit macht frei' (o trabalho liberta) e uma imagem do tuíte de Lis, o vídeo pergunta: 'Você realmente quer marchar sob este slogan?'.

Desde então, Lis se desculpou pelo tuíte, mas disse que suas palavras foram mal interpretadas e que ele pretendia escrever 'uma cela'.

O Museu e Memorial Auschwitz-Birkenau, que preserva o campo de extermínio de Auschwitz montado em solo polonês pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, condenou a publicação.

'A instrumentalização da tragédia de pessoas que sofreram e morreram no campo nazista alemão de Auschwitz em ambos os lados da disputa política é um insulto à memória das vítimas', disse o museu no Twitter.

'É uma manifestação triste, dolorosa e inaceitável da corrupção moral e intelectual do debate público.'

Um porta-voz do governo não pôde ser imediatamente contatado para comentar.

(Reportagem de Alan Charlish e Pawel Florkiewicz)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. museu de auschwitz condena …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.